geometia plana

406 palavras 2 páginas
Triângulo Equilátero: é todo triângulo que apresenta os três lados com a mesma medida. Nesse caso dizemos que os três lados são congruentes.

Triângulo Isósceles: é todo triângulo que apresenta dois lados com a mesma medida, ou seja, dois lados de tamanhos iguais.

Triângulo Escaleno: é todo triângulo que apresenta os três lados com medidas diferentes, ou seja, três lados de tamanhos diferentes.

Tipos de trapézios[editar | editar código-fonte]
Trapézio Isósceles: Os lados opostos não paralelos são congruentes (de mesmo comprimento), os lados opostos paralelos não são congruentes e apresenta um eixo de simetria;
Trapézio Retângulo: Contem dois ângulos de 90°,e não tem um eixo de simetria;
Trapézio Escaleno: Todos os lados são diferentes.

Tipos de paralelogramos[editar | editar código-fonte]
Paralelogramo obliquângulo: Os lados opostos são iguais entre si;
Retângulo: Possui quatro ângulos de 90°, e os lados opostos são iguais entre si; As diagonais são congruentes.
Losango: Todos os lados são iguais entre si; As diagonais são perpendiculares e são bissetrizes dos ângulos internos.
Quadrado: Possui quatro ângulos de 90°, e todos os lados são iguais entre si. Por ser um losango e um quadrado simultaneamente, as diagonais são congruentes e perpendiculares.(todo quadrado é um losango, mas nem todo losango é um quadrado)

Trapézio - quadrilátero que tem, pelo menos, dois lados paralelos. A esses lados dá-se o nome de bases do trapézio (base maior e base menor). A distância que separa as duas bases, medida na perpendicular a ambas, designa-se por altura do trapézio;

Paralelogramo - quadrilátero cujos lados são paralelos dois a dois. Sendo paralelos dois a dois, os lados opostos têm igual comprimento e os ângulos opostos têm a mesma amplitude. Além disso, as diagonais do paralelogramo intersetam-se no ponto médio de cada uma.

Retângulo - quadrilátero que é um paralelogramo em que pelo menos um ângulo é reto (o que, na

Relacionados

  • Estudante
    34427 palavras | 138 páginas