Geom0rfologia

276 palavras 2 páginas
Resposta ao texto: Dialogo de gerações.

Vejo certo sarcasmo nas respostas dadas pela senhora, pois a não utilização de eletroeletrônicos e materiais poluentes em sua época se da no meu ponto de vista, a indisponibilidade dos mesmos e não de uma consciência ecológica.

Porem concordo que uma vida simples e a ausência dos recursos da modernidade na época, evitava que a natureza sofresse tantas agressões e se obtinha uma excelente qualidade de vida em harmonia com o meio ambiente.

O exagerado consumo destes materiais sem seu correto descarte, que seria no meu ponto de vista a reciclagem. Acabam poluindo as ruas que por sua vez são transportados pelas chuvas para os rios que deposita toda esta poluição nos oceanos.

Entretanto, o esgotamento progressivo das reservas mundiais de petróleo é uma realidade cada vez menos contestada. A matriz energética mundial tem participação total de 80% de fontes de carbono fóssil, sendo 36% de petróleo, 23% de carvão e 21% de gás natural. O Brasil se destaca entre as economias industrializadas pela elevada participação das fontes renováveis em sua matriz energética. Isso se explica por alguns privilégios da natureza, como uma bacia hidrográfica contando com vários rios de planalto, fundamental a produção de eletricidade (14%), e o fato de ser o maior país tropical do mundo, um diferencial positivo para a produção de energia de biomassa (23%).

Fonte: IEA (Mundo) e MME (Brasil).

É comum nos acostumamos com o que é bom e prático. O capitalismo induz o individuo a ter e consumir mais do que ele precisa para viver. Será necessário uma transformação cultural para que possamos voltar a viver como na época da “”velha

Relacionados