Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição
O universo originou se a partir de um fenómeno chamado de Big Bang.
Em cosmologia, o Big Bang é a teoria científica que o universo emergiu de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado na teoria da RelatividadeGeral, dentre as quais a mais tradicional e importante é relação entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.
A teoria do Big Bang ("Grande Explosão") explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida a aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da grandeconcentração de massa e energia.
Os fundamentos desta teoria são baseados nos resultados de observações feitas por físicos e astrônomos, que demonstram que o Universo encontra-se em constante expansão. Em 1929, por exemplo, o físico e astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias afastam-se uma das outras.
Teoria da origem do universo

Um universo inicial de energia e partículasvirtuais, que precedeu o espaço e o tempo(como o atual ) as partículas iniciais materializaram provavelmente por um “tunelamento quântico",formando a matéria inicial - em (10-34seg.)O universo tinha o tamanho de uma bola de gude.
No início da formação do Universo, estrelas de grande massa (pelo menos dez vezes a massa do Sol) e vida curta eram as principais fábricas de elementos químicos queentravam na composição de novas estrelas. 
A Cosmologia é a parte da Astronomia que trata da formação ou origem do universo e sua evolução.
Poderia dizer-se que a causa da criação ou origem do universo é uma causa escura. Eu não entendo como se diz que a origem do universo é uma explosão inicial e não se sabe nem o lugar da mesma nem em que direção se encontra. Há que reconhecer que a forma de ovodo universo segundo o satélite WMAP é muito bonita. Suponho que representa o universo visto da Terra e a forma deve-se a algo como a casca de uma laranja num plano de duas dimensões.
Origem do universo com forma de ovo
Satélite WMAP da NASA
(Imagem de domínio publico) 

Há um problema epistemológico com a origem do universo, a ideia de que algo surja do nada não tem nenhum sentido na lógica donosso mundo ou da nossa natureza. Suponho que a nossa natureza ao ser finita, qualquer tema não delimitado, como eternidade ou espaço infinito, escapa à nossa lógica interna.
Outra questão é a das teorias religiosas sobre a formação da vida e a criação do universo, pois supõem aproximações que não se apoiam na lógica.
De certa forma, o mesmo argumento filosófico suporta o Princípio deConservação Global, pois ou bem as coisas se transformam ou bem desaparecem de todo, mas a isto costuma denominar-se magia e não Cosmologia ou outro ramo da ciência.
Claro, para mim a ciência em geral e a Cosmologia em particular baseiam-se na lógica e no sentido comum para não cair noutros ramos da vida. Daí que não queira entrar em comentários sobre a origem do universo baseado noutras dimensõesfísicas ou na existência de universos paralelos, pois para mim estas ideias sobre o espaço fazem parte da ficção científica e da lógica aberrante.
Não se deve confundir estas postura com uma postura conservadora ou imobilista no âmbito científico da Cosmologia; seria quase impossível que esta postura concordasse com as propostas de mudança apresentadas neste livro em linha, o que acontece é que convémdistinguir entre mudanças razoáveis (uma vez explicadas) e mudanças que pretendem justificar a sua própria falta de lógica normal ou sentido comum, como a denominada lógica quântica.
De fato, o mais grave não é apresentar soluções erradas, mas sim conseguir que as mesmas sejam geralmente aceites: Negar no âmbito da ciência a necessidades de convencimento porque o cérebro humano não está...
tracking img