Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense – UFF
Escola de Engenharia
Geologia











Minerais e Rochas












Professor: Ivo Pessanha
Alunos: Carolina Tavares Sancho Monteiro Tássia Araújo Goulart
Felipe Silveira














Niterói
07/11/2011

Rochas:Registros de Processos Geológicos


Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais. Existem rochas que são compostas por apenas um mineral, como o mármore branco, e algumas são formadas por material não mineral como rochas vulcânicas ou restos de plantas compactados. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas.
Asrochas podem variar na cor, no tamanho dos cristais ou grãos e nos tipos de minerais que a compõem. O que ajuda a determinar o aspecto da rocha é a Mineralogia e a Textura. Mineralogia é a proporção relativa dos minerais que constituem a rocha, e Textura é o termo que irá indicar os tamanhos e formas dos grãos e o modo como estão compactados.
A mineralogia e a textura que irão determinar aaparência de uma rocha e são determinas pela origem geológica da rocha, ou seja, como e onde a mesma foi formada.
Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas. As rochas magmáticas ou ígneas foram formadas de magma, as sedimentares pela deposição de sedimentos e posterior compressão destes, e as rochas metamórficas porqualquer uma das primeiras duas categorias e posteriormente modificadas pelos efeitos de temperatura e pressão.


➢ Rochas Ígneas ou Magmáticas

A formação das rochas ígneas vêm do resultado da consolidação devida ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização, ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) oupróximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas). O magma pode ser obtido a partir do derretimento parcial de rochas pré-existentes no manto ou na crosta terrestre.
As rochas ígneas intrusivas são cristalizadas em profundidade na crosta terrestre. Enquanto o magma esfria, os cristais crescem e produz esse tipo de rocha, que possui uma granulação grossa. Um exemplo desse tipo de rochaé o granito.
As rochas ígneas extrusivas, por sua vez, são cristalizadas quando o magma chega à superfície terrestre por meio de erupções vulcânicas. Como na superfície terrestre a temperatura é muito menor do que em profundidade na crosta terrestre, o magma irá se resfriar rapidamente, produzindo assim uma rocha de granulação fina. Um exemplo desse tipo de rocha é o basalto.➢ Rochas Sedimentares


Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
O processo de formação de rochas sedimentares é da seguinte maneira: Partículas de rocha são geradas pelo intemperismo (processosfísicos e químicos que desintegram e decompõem as rochas) e em seguida são transportadas morro abaixo pela erosão (conjunto de processos que desprendem o solo e as rochas e os transportam para locais em que formarão camadas de sedimentos). Esses sedimentos se dividem em dois tipos. Os sedimentos clásticos são compostos por partículas depositadas de areia, silte e cascalho; e os sedimentos químicos ebioquímicos são substâncias novas que se formam por precipitação quando algum dos componentes das rochas dissolve-se durante o imtemperismo e são carregados pelas águas dos rios para o mar.
Com as camadas formadas e os sedimentos soterrados, eles irão se lificar (processo que transforma sedimentos em rochas) por compactação ou por cimentação.
Litificação por compactação acontece quando...
tracking img