Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPAC















2º TRABALHO DE GEOLOGIA















ALUNO: DIMAS DANIEL
DE JESUS









IPATINGA
DEZEMBRO DE 2009

1- DEFINA HIDROGEOLOGIA
Devido aos diversos comportamentos diferenciados da água no subterrâneo, criou-se então uma parte da geologia que estuda as águas subterrâneas quantoao seu movimento, volume, distribuição e qualidade, chamada Hidrogeologia.

2- HÁ UMA SÉRIE DE VANTAGENS E DESVANTAGENS NA EXPLORAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM RELAÇÃO ÀS ÁGUAS SUPERFICIAIS. DESTAQUE AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS.
As principais vantagens são a qualidade; quantidade; proteção natural; atende a todos os padrões de usos; baixo custo; vida útil de 20 anos em media eimpactos ambientais de baixa magnitude.
As principais desvantagens são recurso natural de difícil acesso e de avaliação complexa; alto custo quando a perda de qualidade por poluição antrópica; explotação inadequada pode causar acomodações, sismos ou ate afundamentos de terreno; baixa velocidade pode elevar o conteúdo salino dessas águas e falta de pessoal técnico especializado para atuar nosetor.

3- O RECONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DE ÁGUA SUBTERRÂNEA COLOCA ALGUMAS QUESTÕES PRINCIPALMENTE RELACIONADAS À SUA ORIGEM E À SUA FORMA DE OCORRÊNCIA. A PRESENÇA DE ÁGUA EM SUPERFÍCIE ESTÁ LIGADA À EXISTÊNCIA DE UM CICLO, REALIZADO PELAS MOLÉCULAS DE ÁGUA, CONHECIDO COMO CICLO HIDROLÓGICO. DISSERTE SUCINTAMENTE ESTE CICLO.
Não e possível aumentar os recursos hídricos do planeta e ohomem ainda não e capaz de produzi-la. O que acontece é que a água que utilizamos e constantemente reciclada. A medida que o sol aquece as superfícies, os mares e os lagos milhões de litros de água são liberados para a atmosfera em forma de vapor de água. Este fenômeno e conhecido por evaporação. Quando o vapor de água sobe, arrefece e transforma-se em gotículas de água, formando as nuvens. Asgotas agrupam-se provocando a condensação do vapor de água, e caem em forma de chuva. A chuva em absorvida e escoada pelo solo que a transporta para os rios, lagos e mares repetindo todo o ciclo novamente.



4- APÓS CONHECERMOS O CICLO HIDROLÓGICO NOTAMOS QUE A ORIGEM DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS ESTÁ RELACIONADA À INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS SUPERFICIAIS. A PARCELA DE ÁGUA QUE SE INFILTRA ATRAVÉS DASUPERFÍCIE DO TERRENO, CONSTITUI TODA A RESERVA DE ÁGUA NO SUBSOLO. EXISTEM FATORES QUE CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA QUE OCORRA ESTA INFILTRAÇÃO. DESCREVA QUATRO FATORES QUE FAZEM ESTA CONTRIBUIÇÃO.
Sua porosidade: A presença de argila no solo diminui sua porosidade, não permitindo uma grande infiltração. Cobertura vegetal: Um solo coberto por vegetação é mais permeável do que um solo desmatado.Inclinação do terreno: em declividades acentuadas a água corre mais rapidamente, diminuindo o tempo de infiltração. Tipo de chuva: Chuvas intensas saturam rapidamente o solo, ao passo que chuvas finas e demoradas têm mais tempo para se infiltrarem.

5- As águas subterrâneas preenchem os vazios dos solos e das rochas existentes no subsolo. Nos solos a água ocorre preenchendo os poros, enquanto que nasrochas a água pode preencher três tipos de vazios diferentes. Descreva como funciona este preenchimento nas rochas, para as rochas carbonáticas, porosas e cristalinas.
Nas rochas carbonáticas formam os AQÜÍFEROS CÁRSTICOS, pois estes são os aqüíferos formados em rochas carbonáticas. Constituem um tipo peculiar de aqüífero fraturado, onde as fraturas, devidas à dissolução do carbonatopela água, podem produzir aberturas muito grande, criando, neste caso, verdadeiros rios subterrâneos.
Nas rochas porosas a água armazenada nos espaços entre os grãos criados durante a formação da rocha ou solo (rochas sedimentares). Formam os AQÜÍFEROS POROSOS, pois ocorrem em rochas sedimentares consolidadas, sedimentos inconsolidados e solos arenosos decompostos in situ. Constituem os...
tracking img