Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOLOGIA

Fonte: Atlas escolar Ceará. 2004. pág 33



Na estrutura geológica cearense encontramos a predominância de rochas cristalinas como gnaisses migmatitos granitos, anfibólios xistos filitos e quartzitos, sendo as bordas do Estado de formação sedimentar.
1- Coberturas sedimentares Paleozóicas – Formação Serra Grande, Grupo Jaibaras onde são encontradas as grandes reservas decalcário que abastecem a fabrica de cimento Poti, localizada em Sobral.
2- Coberturas sedimentares Mesozóicas – Bacia de Araripe e Bacia de Icó-Iguatu
3-•Coberturas sedimentares Cenozóicas – praias, dunas (acumulações eólicas) manguezais (planícies fluviomarinhas) e aluviões (planícies fluviais )

As principais jazidas e depósitos minerais do Estado são:
1. Importantes depósito de manganês nosmunicípios de Aracoiaba e Pacajus.
2. Jazida de calcário de Gonçalves Alves: localizadas nos municípios de Freixeirinha, Coreaú e Sobral nas localidades denominadas Pedra do Fogo e Curral de Pedras.
3. Província pegmática de Solonópoles: Berilo, Cassiterita, Muscovita, Espodomênio, Ametista, etc.
3. Depósito de magnesita da Região Centro/Sul: área José de Alencar - Iguatu
4. Depósito de barita dafazenda Canaã: Parambu.
5 Jazida de calcário de Gonçalves Alves: localizadas nos municípios de Freixeirinha, Coreaú e Sobral nas localidades denominadas Pedra do Fogo e Curral de Pedras.
6. Depósito de diatomitos distribuídos na faixa costeira em depósitos de fundo de lagoas e cursos d´água, associados a lentes de argila sendo utilizada na industria de abrasivos e filtros .
7. Jazida de cobre depedra-verde: localizada no distrito de Tubarão em Viçosa do Ceará
8. Jazida de urânio de Itataia: localizada na Serra do machado, no município de Santa Quitéria

GEOMORFOLOGIA: RELEVO

Fonte: Atlas escolar Ceará. 2004. pág 34


O relevo do Estado do Ceará apresenta características determinadas principalmente por fatores geológicos, estruturais e climáticos onde podemos destacar as baciassedimentares e escudo cristalino
As unidades morfo-estruturais representam setores de macro-estruturas definidas a nível dos escudos e das bacias sedimentares.
Os fatores estruturais têm relação direta com as macro-estruturas como escudos e de bacias sedimentares. As diferenciações petrográficas, a evolução paleogeográficas, bem como as diversificações locais de clima e de vegetação, diferenciama evolução morfogenética. Sob esse ponto de vista é possível a identificação das seguintes
UNIDADES MORFOLÓGICAS DO CEARA:
1. Os maciços residuais – estruturas cristalinas pré-cambrianas
2. As depressões sertanejas - estruturas cristalinas pré-cambrianas
3. As planícies litorâneas – estruturas sedimentares quaternárias
4. Os glacis pré-litorâneos - estruturas sedimentares terciárias
5. Osplanaltos sedimentares - estruturas sedimentares antigos

Maciços Residuais
São elevações também denominadas de serras encontradas na Depressão Sertaneja, onde podemos destaca: O Maciço de Baturité, Maciço da Meruoca-Rosario, Serra de Pereiro, Serra do Estevão, Serradas Matas, Serra do Machado, Pedra Branca, entre outras.
As planícies litorâneas.
Nas planícies costeiras, além dos ecossistemasmanguezais, há diversas áreas que se destacam pela riqueza paisagística de suas praias e dunas compostas por sedimentos argilosos, argilo-arenosos ricos em matéria orgânicos. Nestas planícies formam-se os manguezais que funcionam como habitat de inúmeros animais aquáticos e terrestre como peixes, moluscos, crustáceos aves e outros animais de pequeno porte.
A planície litorânea com o cordão dedunas só chega a ter continuidade interrompida pela presença de planícies fluviais e flúvio-marinhos, ou ainda pela penetração até o mar dos sedimentos mais antigos pertencentes aogrupo barreiras.
Os glacis pré-litorâneos

Superfície com caimento topográfico sua e para a linha de costa desenvolvida em sedimentos recentes em interflúvios tabulares. O topo dos glacis pré-litorâneos apresenta...
tracking img