Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Geologia?
É a ciência que estuda a Terra, sua composição, processos de formação e estruturas.

Quais as atuações principais de um geólogo? (De acordo com nossa apostila).
Além de atuar nos órgãos governamentais, como base para a produção do melhor conhecimento geológico do país, o geólogo pode atuar na; urbanização, industrialização, mineração, aproveitamento de água e disposição deefluentes, vias de transporte, desenvolvimento e ocupação agrícola, prospecção, esclarecimento da história da Terra, construção civil, sismologia e recursos energéticos.

Faça um desenho da estrutura interna do Planeta Terra baseado na composição química. Coloque os nomes das camadas e suas respectivas profundidades.













Defina minerais e rochas, mostrando as diferençasentre ambos.
Minerais são elementos ou compostos químicos, de composição geralmente definida, de ocorrência natural e estrutura interna ordenada. Os minerais ocorrem geralmente na forma cristalizada.
Rocha são agregados naturais de um ou mais minerais ou mineralóides. Apresentam cores, tamanhos e tipos de cristais ou grãos variados.

Quais as principais propriedades físicas dos minerais?
Asprincipais propriedades físicas de um mineral são; clivagem, fratura, dureza, peso especifico, brilho, traço ou risca e magnetismo.

Defina brilho, fratura e clivagem mineral.
Brilho é a aparência geral na superfície dos minerais à luz refletida é fácil de ser observada a olho nu e as expressões mais usadas são brilho metálico e não metálico.
Fratura e clivagem mineral são quando os mineraissão submetidos a uma força externa destrutiva, como um forte impacto por um martelo, estes se rompem. Existem várias formas de rompimento físico, ou seja desintegração mecânica, no qual, clivagem, partição e fratura são típicos.

Escreva a escala de dureza dos minerais, indicando os valores.
1
TALCO
2
GIPSITA
3
CALCITA
4
FLUORITA
5
APATITA
6
ORTOCLASIO
7
QUARTZO
8
TOPAZIO
9CORINDON
10
DIAMANTE

























Quais tipos de rochas existem? Cite duas rochas de cada tipo.
Existem três tipos de rochas, de acordo com seu tipo de formação. Rochas ígneas ou magmáticas, rochas metamórficas e rochas sedimentares.
Ígneas ou Magmáticas: Basalto e Granito.
Metamórficas: Mármore e Calcário.
Sedimentares: Arenito e Evaporito.

Defina rochasígneas, sedimentares e metamórficas. Resumidamente, como se formam cada uma delas?
Rochas Ígneas: São também conhecidas como rochas magmáticas, podem conter jazidas de vários metais e nos fornecem várias informações sobre profundas regiões do manto e da crosta terrestre. Essas rochas são formadas pela solidificação do magma.

Rochas Sedimentares: São os resultados de vários processos queacontecem na superfície da terra e se iniciam pela degradação das rochas expostas à atmosfera. As rochas sedimentares oferecem informações sobre as variações ambientais e são formadas de duas formas distintas, as rochas formadas pelo acumulo de fragmentos de minerais e rochas degradados recebem o nome de rochas clásticas ou detríticas, já as rochas formadas pela precipitação de sais a partir desoluções aquosas saturadas ou pela atividade de organismos em ambientes marinhos são chamadas de rochas não-clásticas ou químicas.
Rochas Metamórficas: São o produto da transformação de qualquer tipo de rocha, quando levadas à ambientes onde as condições de temperatura e pressão são diferentes de onde ela se formou. O estudo dessas rocha nos permite identificar grandes eventos tectônicos ocorridos nopassado. As altas pressões e temperaturas que ocorrem no interior das cadeias de montanhas durante sua edificação são os principais fatores para a formação das rochas metamórficas.
Faça um simples diagrama do ciclo das rochas.











Monte um diagrama simples do tempo geológico inserindo os Éons e suas respectivas Eras. Insira os tempos dos Éons.


HADEANO

4,54 BILHÕES...
tracking img