Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
CAMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS

AMOSTRA E PESQUISA DA ESTRUTURA PEDOLÓGICA DA REGIÃO DE ORIGEM – LEVANTAMENTO PEDOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE AMERICANA - SP.

Profª Drª. MARIA CRISTINA PERUSI

RODOLFO ZIGART ANGELONI

OURINHOS
MAIO – 2010

Índice

Introdução
Objetivos
Procedimentos Metodológicos
Localização e Meio AmbienteQuadro Pedológico
Ocupação e Uso do Solo
Considerações Finais
Glossário
Bibliografia
Tabela anexa

Introdução

Estudar o espaço natural é cada vez mais fundamental para a perpetuação da humanidade em meio a natureza. Conhecer os agentes pedológicos, biológicos, climáticos e geológicos é um primeiro passo para o conhecimento do controle humano sobre a natureza. Conhecer as unidadespedológicas de uma região é o mesmo que planejar sua construção, modificação e adaptação à espécie humana. Tal conhecimento pode nos dar pistas sobre o espaço vivo natural, humano e até mesmo sua possibilidade de exploração econômica.
Nesse trabalho as amostras de solos foram coletadas em uma barranca no encontro dos rios Atibaia e Jaguari que formam o rio Piracicaba, então buscaremos compreender o espaçopedológico dessa região.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é fazer com que o aluno entre em contato com os tipos de solos da região de origem e também acumular conhecimentos da estrutura pedológica do local bem como de sua interação com o meio natural e econômico social que sobre ele se impõe, além de aprofundar o conhecimento sobre os elementos discursivos e os conteúdos da disciplinade pedologia.

Procedimentos Metodológicos

De acordo com os ensinamentos na aula de pedologia, para a remoção de amostras de solos que são:
Material de campo: enxada ou enxadão, sacos plásticos, material para anotação, pá-de-pedreiro, colher ou faca sem corte, régua ou trena.
Onde tirar?: Corte de estrada, barrando de rio ou voçoroca.
Como tirar?: Escolha um perfilcom pelo menos 150cm (da superfície ao chão). Com enxada ou enxadão, limpe o peril ( mais ou menos 20cm). Observe a variação de cor. Na transição , faça uma marca. Observe a variação textura, a mesma deve coicidir com a variação de cor (raramente não). No meio do horizonte, com o apoio da faca sem corte ou da colher, retire mais ou menos 300g de amostra (sempre do meio do horizonte) e coloque nosaquinho identificado ( COLETE DE BAIXO PARA CIMA).
O QUE MAIS?: Com a trena ou régua, meçza o tamnho do perfil e a espessura dos horizontes e ou camadas.
Respeitando todos os procedimentos estudos em sala de aula e nos trabalhos de compo supervisionado pela Profª Drª Maria Cristina Perusi. A amostra de solo, que é o objeto de estudo do nosso trabalho, foi coletada em uma barranca noencontro dos rios Atibaia e Jaguari que são formadores do Rio Piracicaba, localizada em um bairro rural ao lado da Fazenda Vila Velha de Americana. Para a remoção da amostra foi necessário a utilização de um anxadão, sacos plásticos, pá de pedreiro, colher e uma trenha para a medição dos perfils coletados.
No local da retirada da amostra pode-se observar a presença de erosão fluvial,possuindo um tipo de relevo suavemente ondulado. A presença da ação antrópica é visivel, por ser uma áres bastante visitada por pescadores e possuindo afloramentos de rochas basalticas, que são caracteristica da cidade.
O perfil possuia uma altura de 1,50m e uma profunidade de 30cm.
As informações de latitude e longitude foram retiradas do Google Earth sendo elas: Latitude: 22°41'36.60''Se a Longitude: 47°17'27.11''O.
A cobertura vegetal é composta por pequenas quantidades de gramineas.
Após a coleta a amostra irá ser levada para o laboratótio de Pedologia que junto à professora iremos estudar ela.

Foto: Rodolfo Zigart Foto: Rodolfo Zigart

Localização e meio ambiente

Americana está situada na Região Metropolitana de Campinas,...
tracking img