Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Evolução da Terra

Unidade 06 – Pág. 30 – 41
marciobredariol@gmail.com

Eras Geológicas
• A história do planeta divide-se em eras geológicas, períodos, épocas e idades, não sendo proporcional a duração entre elas. • No Brasil, as eras geológicas ocorreram na seguinte escala, da mais recente à mais antiga: Cenozóica, Mesozóica, Paleozóica e Proterozóica.

Eras

Períodos QuaternárioHoloceno Pleistoceno

Tempo decorrido (1.000 anos)

Características no Brasil Sedimentação da Amazônia, Pantanal e Litoral. Grandes abalos tectônicos. Terrenos na Amazônia, rio Parnaíba e litoral do Nordeste. Grandes migrações de animais.

Características Gerais Caracterização das formas de relevo atuais. Aparecimento do homem e das atuais formas de vida. Configuração dos atuais oceanos econtinentes. Enrugamentos alpinos e formação das grandes montanhas atuais. Extinção dos répteis gigantescos e desenvolvimento excepcional dos mamíferos. Desenvolvimento de plantas semelhantes às que atualmente conhecemos. Formação das cadeias montanhosas da atualidade (Alpes, Andes, Rochosas, Himalaia, Atlas e da África Oriental).

1.000 -

Atualidade

Cenozóica Terciário Plioceno MiocenoOligoceno Eoceno 12.000 23.000 55.000 35.000

Formação de bacias do ParanáUruguai, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Formação de desertos no planalto Meridional. Derrame de lava (deserto de Botucatu). Mesozóica Secundário Cretáceo Jurássico Triássico 135.000 180.000 220.000

Intenso trabalho de erosão e sedimentação. Erupções vulcânicas em muitos pontos da Terra. Desenvolvimento excepcional dosmoluscos e répteis gigantescos. Primeiros mamíferos e aves. A divisão em dois do continente de Gondwana (Afro-Brasileiro e Áustralo-Indo-Malgaxe). No hemisfério norte forma-se o continente Atlântico Norte e também o Sino-Siberiano, a partir do continente Laurásia. Rochas metamórficas e sedimentares. Desenvolvimento notável da vida, principalmente no mar. Na terra aparecem invertebrados e gigantescasflorestas. A parte sólida do planeta dividia-se em cinco continentes: Gondwana, Algonquiana, Angara, Terra Escandinava e Terrínia. Diastrofismos e orogênese (movimentos tectônicos de amplitude mundial que modificam o modelado da crosta terrestre). Formação dos Apalaches, Alpes Escandinavos, maciço da Floresta Negra.

Primário Superior Permiano Carbonífero Primário Médio Devoniano Siluriano270.000

350.000

400.000

430.000

Paleozóica Primário Inferior Ordoviciano Cambriano

Intensa erosão dos terrenos brasileiros Início da formação das grandes bacias sedimentares brasileiras com a acumulação de sedimentos entre nossos escudos e núcleos. O continente americano fazia parte do gigantesco continente gondwânico. Grandes abalos orogênicos em nossos terrenos. Jazidas de carvãomineral no sul do Brasil.

490.000

600.000

Áreas restritas do Brasil: série Minas, Itacolomi e Lavras (sudeste brasile iro). Proterozóica (Pré-Cambriano) Algonquiano Arqueano Mais de 2 bilhões de anos atrás Início da formação dos núcleos e escudos brasileiros.

Rochas magmáticas e metamórficas. Movimentos orogênicos e vulcanismo intenso. Formação dos escudos e núcleos. Rochas magmáticas emetamórficas. Existiam apenas os continentes Indo-Afro-Brasileiro e ArqueoÍndico.

O interior da Terra
• O homem conhece, por meio de perfurações, apenas aos primeiros quilômetros da camada terrestre. • Abaixo destes primeiros quilômetros são as ondas sísmicas que revelam conhecimentos sobre o interior do planeta. • A propagação das ondas sísmicas varia de velocidade e trajetória, de acordocom as características do meio elástico em que trafegam.

• A correta interpretação do registro destas ondas por sismogramas, permite inferir valores de velocidade e densidade tanto em rochas no estado sólido, ou parcialmente fundidas, como aquelas próximas da superfície ou em grande profundidade. Assim, é possível comprovar suposições sobre o estado dessas estruturas externas.

Camadas da...
tracking img