Geologia do carste de lagoa santa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1453 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Data: 23/03/2012

Geologia do Carste de Lagoa Santa/MG

Adrian Boller

Introdução
O Carste de Lagoa Santa está localizado no centro-sul de Minas Gerais, e é uma das regiões brasileiras mais importantes em termos de paisagem cárstica carbonática e da história das ciências naturais do Brasil, foi nesta região que Peter W. Lund desenvolveu os primeiros trabalhos paleontológicos de grandeimportância no Brasil e no Mundo além dos importantes registros arqueológicos da região.
O pioneirismo das pesquisas é justificado, em princípio, por tratar-se da região do país onde atualmente se registra o maior número de cavernas por área. Essa aglomeração de grutas e abrigos guarda grande quantidade de fósseis pleistocênicos, entre eles a megafauna extinta, e “os vestígios mais importantes daocupação humana pré-histórica no Brasil, que incluem painéis rupestres, utensílios e ossadas, cujos registros mais antigos são datados de aproximadamente 12.000 B.P.” (Prous et al., 1998). Além do famoso fóssil Luzia encontrado na região de Confins.
Em termos de suas características físicas apresenta uma geomorfologia cárstica típica e diversificada, com algumas feições especialmente marcantes:grande quantidade de dolinas em variedade de tamanhos, formas e padrões genéticos, muitas vezes limitadas por paredões calcários lineares; grandes maciços rochosos aflorantes ou parcialmente encobertos ; muitos lagos com diferentes comportamentos hídricos, associados às dolinas ou em amplas planícies rebaixadas, e uma complexa trama de condutos subterrâneos, comumente conectados com o relevosuperficial e, assim, acessíveis ao homem. Todo esse conjunto de grandes feições dissolutivas expostas,agregado às pequenas formas que esculpem os afloramentos rochosos (lapiás) e à vegetação que lhe é peculiar, marca uma paisagem que tem um mérito cênico e, portanto, turístico.
Além do aspecto paisagístico, as propriedades físicas do carste de Lagoa Santa têm uma importância acadêmica porrepresentarem belos exemplos dos processos dinâmicos integrados de dissolução, transporte, deposição clástica, precipitação química e erosão, no âmbito da superfície do terreno (exocarste), no subterrâneo (endocarste) e na interface rocha-solo (epicarste). Esses processos foram desenvolvidos em calcarenito puro da formação Sete Lagoas (Grupo Bambuí).
Outra característica que é singular à Lagoa Santa, dentreas demais áreas cársticas do país, é a expressiva ocupação antrópica que implicaa em risco à sua integridade. A região sofre expansão demográfica e representa um pólo industrial e minerário de extrema importância econômica. Encontra-se em sua área inclusive o aeroporto interncaional de Confins.

Localização, Clima e Vegetação da Região Cárstica de Lagoa Santa
O carste de Lagoa Santa é umaregião a aproximadamente 30 km ao norte de Belo Horizonte. Grande parte da área cárstica situa-se na bacia do rio das Velhas (a leste) e ribeirão da Mata (a oeste-sudoeste), estando limitada ao sul e sudoeste pela ocorrência das rochas granito – gnáissicas do embasamento cristalino. Ao norte o limite não está bem
estaelecido, mas o perímetro cárstico pode ser referenciado por aquele que define oslimites da APA Carste Lagoa Santa. Estão envolvidos os municípios de Vespasiano, Pedro Leopoldo, Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Funilândia e Prudente de Morais
A temperatura média do ar é da ordem de 23 graus célcius A umidade relativa varia de aproximadamente 60% a 80% nos meses mais secos e úmidos, respectivamente, chegando a 96% nos meses mais úmidos. A pluviometria média está em torno de1380mm. O período seco estende-se por cinco meses, de maio a setembro, com menos de 7% das chuvas anuais, caracterizando um regime pluviométrico tipicamente tropical, havendo uma grande concentração de chuvas no verão e seca no inverno.
A região possui formações de cerrado e floresta estacional semidecidual (IBGE, 1993). O cerrado restringe-se a manchas remanescentes, em regeneração ou em...
tracking img