Geologia analitica.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedogênese
O solo recobre a superfície terrestre, é nada mais é do que o resultado da ação conjunta de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). Sem a presença de matéria orgânica não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não consolidados.
O solo pode ser compreendido como consequência da ação do tempo, dos vegetais e animais, doclima e da rocha. Estes fatores são chamados de agentes formadores do solo.
o solo é local rico em substâncias que as plantas precisam para viver.
O solo pode formado pela decomposição das rochas que vulgarmente chamamos de pedras. O tempo determina a maturidade do processo de formação do solo, dividindo os solos em jovens e maduros, dependendo da intensidade da atuação..
Textura
A texturado solo refere-se à proporção relativa em que se encontram, em determinada massa de solo, os diferentes tamanhos de  partículas. Refere-se, especificamente, às proporções relativas das partículas ou frações de areia, silte e argila na terra 
No Brasil, segundo a ABNT NBR 6502/95, temos a seguinte classificação dos solos de acordo com sua granulometria:
Classificação | Diâmetro dos Grãos |Argila | menor que 0,002 mm |
Silte | entre 0,06 e 0,002 mm |
Areia | entre 2,0 e 0,06 mm |
Seixo | maior que 2,0 mm |
A análise granulométrica pode ser realizada:
1 - por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos; 2 – por sedimentação, no caso de solos argilosos; 3 - pela combinação de ambos os processos; 4 - por difração de laser.

Composições:
O solo émais a camada superficial da crosta, é o produto final das ações dos processos físicos, químicos e biológicos, composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição. A porção orgânica do solo consiste em biomassa de plantas em várias fases de apodrecimento.
Existem muitas variações de terreno a terreno dos elementos de um solo, mas basicamentefiguram-se quatro camadas principais:
* A primeira camada é rica em húmus, detritos de origem orgânica. Essa camada é chamada de camada fértil. Ela é a melhor para o plantio, e é nessa camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.
* A outra camada é a camada dos sais minerais. Ela é dividida em três partes:
* A primeira parte é a do calcário. Correspondeentre 7 e 10% dessa camada.
* A segunda parte é a da argila, formada geralmente por caolinita, caulim e sedimentos de feldspato. Corresponde de 20 a 30% dessa camada.
* A última parte é a da areia. Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Esta parte corresponde de 60 a 70% da camada em abertura como Magma.
* A terceira camada é a das rochas parcialmente decompostas. Depois de se decomporem totalmente, pela ação da erosão e agentes geológicos, essas rochas podem virar sedimentos.
* A quarta camada é a de rochas que estão inicialmente começando a se decompor. Essas rochas podem ser chamadas de rocha matriz.

Granolometro;
A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é oprocesso que visa definir, para determinadas faixas pré-estabelecidas de tamanho de grãos, a percentagem em peso que cada fração possui em relação à massa total da amostra em análise. De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões.

Plasticidade:
Plasticidade é a maior ou menor capacidade dos solos de serem moldados,sob certas condições de umidade, sem variação do volume.  o índice de Plasticidade (IP) é obtido através da diferença numérica entre o limite de liquidez (LL) e o limite de plasticidade (LP), ou seja:
O limite de plasticidade (LP) é o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plástico para o estado semissólido, ou seja, ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar...
tracking img