Geohistoria de goias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01. O cerrado, a maior savana neotropical do mundo e o segundo bioma brasileiro em extensão, depois da floresta amazônica, é uma das áreas críticas de biodiversidade do planeta. Em grande parte desconhecido, abriga grande número de espécies que não ocorrem em nenhum outro lugar. A expansão da agropecuária, no entanto, reduziu o cerrado a menos da metade de sua área original. Mantido o quadroatual, em breve ele será o segundo bioma do país, depois da mata atlântica, a ficar restrito às áreas de proteção legal. Essa rápida substituição da quase totalidade da vegetação nativa por culturas agrícolas e pastagens pode provocar mudanças significativas no clima da região.
HENRIQUES, Raimundo Paulo Barros. O futuro ameaçado do cerrado brasileiro. Ciência Hoje, v. 33, n. 195, jul. 2003, p.34-39.


Sobre o cerrado, marque a alternativa INCORRETA:


( ) Analgésica, antitumoral, antifúngica e antiinflamatória são algumas das propriedades potenciais de plantas do cerrado. Mais de 70% da fito desse bioma já foi patenteada e é utilizada como fitoterápico.
( ) O cerrado caracteriza-se como floresta-ecótono-campo, por incluir uma formação de campo denominada campolimpo; uma formação de ecótono cerrado, composta de campo sujo, campo cerrado, cerrado senso estrito e uma formação florestal, também conhecida como cerradão.
( ) O cerrado está situado em terrenos planos ou levemente convexos no Brasil Central e também em áreas isoladas na Amazônia, em São Paulo e Minas Gerais, entre outros estados brasileiros.
( ) O bioma cerrado sofre profundasmodificações ambientais ocasionadas pela intensificação da pecuária e da agricultura: 40% do rebanho bovino nacional é criado no cerrado, amplamente explorado também na produção de oleaginosas.
( ) O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Parque Nacional da Serra da Canastra e Parque Nacional da Chapada dos Guimarães são exemplos de unidades deconservação implantadas para conservar a biodiversidade do bioma cerrado.

02. (UFG/Adaptado) Das acertivas apresentadas abaixo qual a que melhorrepresenta o clima e a pluviosidade da região central do Brasil, em epecial das áreas do Cerrado?
FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. São Paulo: Moderna, 1998. p. 11. [Adaptado].

a. à baixa amplitude térmica anual,com médias pluviométricas altas e estação seca curta.
b. às médias térmicas e pluviométricas elevadas, com maiores índices chuvosos no outono e no inverno.
c. ao baixo índice de pluviosidade no inverno e alto no verão, com a definição de duas estações do ano.
d. às médias térmicas anuais elevadas e chuvas escassas e irregulares, concentradas num período curto.
e. ao índice médio depluviosidade e amplitude térmica anual elevada, caracterizando verão quente e inverno frio.

03. A centralidade de Goiás não é apenas geográfica, ou melhor, não é apenas definida por suas coordenadas – latitude e longitude -, mas sim, e sobretudo, pelo papel que o seu território desempenha com relação ao conjunto de país. [...] a permeabilidade do território goiano o coloca como ponto de contatoe de passagem obrigatória nas interligações norte–sul e leste–oeste. Nesse particular, Goiás é ao mesmo tempo ponto de convergência política, de povoamento e de dispersão das águas estratégicas (as grandes bacias hidrográficas) e da rede de comunicações terrestres (as grandes rodovias e integração nacional). A geografia, aqui, explica muita coisa.
TEIXEIRA NETO, Antônio. O território goiano:formação e processo de povoamento e urbanização. In: ALMEIDA, Maria G. de. (Org.) Abordagens geográficas de Goiás: o natural e o social na contemporaneidade. Goiânia: IESA, 2002, p. 12.

Baseando-se no texto acima e em seus conhecimentos sobre o estado de Goiás, julgue as proposições a seguir, marcando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Os rios Tocantins, Araguaia e Paranaíba formam uma...
tracking img