Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UM PLANETA E MUITAS FORMAS DE PENSÁ-LO

CAPÍTULO 9

Houve muitos marcos negativos no processo de evolução de uma sociedade, pois, como poderemos entrar em sincronia com a natureza, digo, comopodemos evoluir sem machuca-la? Isso já e ainda é muito questionado do ramo da Geografia, alguns dos sistematizadores da Geografia moderna como os alemães Humboldt e Ritter estavam preocupados com acompreensão dos diferentes lugares ao estudar a relação dos homens com a natureza. Existem três grupos que acreditam em diferentes coisas sobre como devemos agir, o primeiro grupo, que são algunspesquisadores acreditam que a superação de muitos problemas sociais de ambientais que vivenciamos atualmente pode ser obtida pelo avanço da ciência e das inovações tecnológicas, essa visão é chamado detécnico-cientifica. O outro grupo alegam que esses avanços não são suficientes e terão que limitar, cotar, o consumo. E o terceiro grupo com uma visão complementar diz que os problemas ambientais estãointrinsicamente ligados aos problemas sociais, pois a concentração fundiária; precariedade das condições de saúde e higiene; e dificuldade de acesso a educação.
Desde 1972, por recomendação da ONU, écelebrado em 5 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. A criação desta data comemorativa tem como objetivo de ampliar a mobilização da sociedade.
Organizações não governamentais são uma das formasde a sociedade civil se organizar e reivindicar por políticas públicas e ações concretas por parte dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. No Brasil a criação de ONGs ganhou impulso com aredemocratização do país após a ditadura militar(1964-1985) e se intensificou na década de 90. Hoje, calcula-se que existiam mais de 270 mil ONGs, entre associações, fundações e institutos, nacionais einternacionais. O ativismo na década de 80 também marcou muito o mundo, pois o mundo estava revoltado com os testes de bomba no pacífico e em 1985 a França autorizou um ataque ao barco do Greenpeace...
tracking img