Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof.ª Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Natal/RN Fevereiro de 2011



Fisiologia do Exercício – estuda como as estruturas e funções do exercício são alteradas quando somos expostos a exercícios agudos ou crônicos. Fisiologia do esporte – aplica conceitos da fisiologia do exercício ao treinamento para desempenho.



August Krogh Vencedor do Prêmio Nobel (1920) Função dacirculação capilar  Archibald V. Hill Vencedor do prêmio Nobel (1922) Produção de calor durante a contração e regulação musculares  Otto Meyerhof Vencedor do prêmio Nobel (1922) Junto com AV Hill Consumo de O² e mensuração de Ácido lático no músculo  John Haldane Papel do CO² no controle da respiração


Pesquisa sobre músculos ou exercício muscular

C.G. Douglas Papel do O² e do ácido lático nocontrole da respiração durante o exercício  Christian Bohr Como o O² se liga a hemoglobina Efeito do CO² em mecanismos da respiração


Harvard Fatigue Laboratory (1927) Foi um ponto central no desenvolvimento da fisiologia do exercício nos EUA. O Dr. Dill dirigiu o laboratório da abertura em 1927 ao fechamento em 1947. O corpo de pesquisa em fisiologia do exercício e ambiental produzido poreste laboratório forma a base de muito do que sabemos atualmente.


Homeostase – refere-se a um ambiente interno relativamente constante em condições sem estresse, resultante de muitas respostas reguladoras compensatórias.  Em geral o termo é utilizado para descrever condições normais de repouso e o termo estado estável aplicado quando a variável fisiológica em questão (ex. temperatura) não sealtera.  Embora o conceito de homeostase signifique que o ambiente interno não está alterado, isto não significa que ele permaneça absolutamente constante.




 



Os complexos sistemas estão localizados no interior das células e esses sistemas de controle celular regulam as atividades celulares como a degradação e a síntese protéica, a produção de energia e a manutenção dequantidades adequadas de nutrientes armazenados. Exemplo: Sistema de controle biológico regulam, durante o exercício, a respiração e a temperatura. Sistema de controle biológico – série de componentes interconectados que mantém um parâmetro químico ou físico do corpo em um valor próximo ao constante. Componentes: receptor, centro de integração e efetor.





O estímulo excita um receptor(componente capaz de detectar a alteração variável), o qual envia uma mensagem ao centro de integração (considerado caixa controle), este avalia a força do estímulo e envia uma mensagem de saída adequada para o efetor ( que se ocupa com a correção do distúrbio) respondendo de modo que as alterações do ambiente interno voltem ao normal. Retroalimentação negativa – o retorno do ambiente interno ao normalacarreta uma diminuição do estímulo original que disparou o sistema de controle durante a ação.

Regulação da pressão arterial – sistema barroreceptor (são receptores sensíveis a pressão, localizados na artérias carótidas e no arco aórtico).  Regulação da glicemia – o hormônio insulina regula a captação celular e o metabolismo da glicose e, consequentemente, é importante na regulação daglicemia. A falha deste sistema resulta em diabetes.  Exercício muscular – altera variáveis como ácido lático, O², CO², aumento da frequência respiratória e do fluxo sanguíneo e temperatura do ambiente.


O metabolismo inclui vias químicas que resultam na síntese ( reações anabólicas) e na degradação de moléculas (reações catabólicas).  As células possuem vias químicas capazes de converternutrientes alimentares (gorduras, proteínas e carboidratos) em uma forma de energia biologicamente utilizável – esse processo metabólico é denominado bioenergética.  Célula: Membrana (barreira protetora entre o interior da célula e o


líquido extracelular) Núcleo (os genes se localizam nele e regulam a síntese protéica) Citoplasma (porção líquida da célula Contendo organelas)

As fibras...
tracking img