Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
São Luis 06 de Maio de 2012

Resumo 1
“Atividades econômicas da população brasileira”
Para uma organização melhor a respeito dos dados estatísticos ligados ao trabalho, a população de um país é organizada em dois grupos. O primeiro é chamado de população economicamente ativa e a outra, economicamente inativa.
A população economicamenteativa é subdividida em três grupos, no que diz respeito ao tipo de atividades econômicas. São eles o primário, que abrange a agricultura e outras áreas mais ligadas ao meio rural, secundário, abrangendo a indústria e terciário, que abrange o comércio.
No início do século XX o setor primário abrangia a maior parte da população ativa do Brasil. Situação que mudou muito devido ao processo deindustrialização. A partir desse momento as pessoas passaram a migrar para o setor terciário, na maioria das vezes para o comércio, escola, etc.
Com o processo de industrialização, o desemprego começou a aumentar já que atividades que antes eram feitas por pessoas agora são feitas por máquinas. E com o aumento da tecnologia isso só tende a crescer.
Nos países desenvolvidos, durante o processo deindustrialização, no mesmo momento em que as pessoas eram substituídas por máquinas, outras áreas estavam crescendo no setor terciário fazendo com que a taxa de desemprego não fosse grande. Já nos países subdesenvolvidos, não há um crescimento ordenado, isso porque não há tantos profissionais qualificados quanto em países desenvolvidos.
Por não possuir uma mão de obra qualificada, os paísessubdesenvolvidos enfrentam muitas dificuldades, pois não se encontram devidamente preparados para a terceira revolução industrial, que se iniciou no Brasil em 1990.
Com essas dificuldades de qualificação profissional, muitas pessoas ficam na informalidade. Muitas vezes isso está ligado a burocracia que pequenas empresas enfrentam para entrar na formalidade. Outras vezes devido ao valor do imposto que elasterão que pagar para o governo. No Brasil a parcela de micro e pequenas empresas corresponde a 98%, e as dificuldades enfrentadas por elas faz com que muitas prefiram ficar na informalidade.

Resumo 2
Geração e Gênero
A população pode ser dividida por idades, os jovens( 0- 19 anos), os adultos( 20- 59 anos) e os idosos de 60 anos em diante.
No Brasil, atualmente, a população adulta e idosavem aumentando ao passo que a população jovem vem está diminuindo. Isso demonstra que a taxa de natalidade e mortalidade tem diminuído progressivamente. Essa informação mostra que houve um aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Essa característica é própria dos países desenvolvidos e por o Brasil apresentá-la é acaba sendo classificado como um país que está em “transição demográfica.
Ocusto de vida no Brasil tem aumentado bastante, isso faz com que cada vez mais crianças e adolescentes comecem a trabalhar. Isso trás prejuízos à educação e à vida dessas pessoas que na maioria das vezes deixa de estudar para poder trabalhar tentando assim ajudar na renda familiar.
Para poder garantir o sustento da família, o número de mulheres trabalhando também aumentou bastante nos últimos anos.Esse aumento fez com que muitas mulheres exercessem dois trabalhos, o do serviço e o de casa. Entretanto ainda não há uma igualdade dos salários das mulheres em relação ao salário dos homens.
Podemos perceber também que a maior parte das mulheres que trabalham estão em empregos onde o salário é menor. Como exemplo disso, temos a área da educação onde a maior parte dos professores do EnsinoFundamental são mulheres e é onde o salário é mais baixo. Já no Ensino Médio pode-se observar uma relativa igualdade no que diz respeito a quantidade de professores e professoras. Entretanto no Ensino Superior a maior parte dos professores são homens e é onde os salários são maiores.
Para mudar essa realidade as mulheres tentam através de movimentos feministas promover a igualdade entre os sexos no...
tracking img