Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordou em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maiorparte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os paísesparticipantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.
2.1 Uma união aduaneira é uma área de livre comércio com uma tarifa externacomum, ademais de outras medidas que conformem uma política comercial externa comum. Entre um grupo de países ou territórios que instituem uma união aduaneira, há alivre circulação de bens (área de livre comércio) e uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, válida para importações provenientes de fora da área.
3.1 Ummercado comum é uma união aduaneira com políticas comuns de regulamentação de produtos e com liberdade de circulação de todos os três fatores de produção (terra,capital e trabalho) e de iniciativa.
Em tese, a circulação de capital, trabalho, bens e serviços entre os membros devem ser tão livres como dentro do território decada participante.
4.1 Uma união econômica e monetária é um mercado comum dotado de uma moeda única. Não deve ser confundida com uma simples união monetária(como o franco CFA), que não envolve um mercado comum.
Essa fase pressupõe a existência de um mercado comum em pleno funcionamento. Consiste na coordenação daspolíticas econômicas dos países membros e na criação de um único banco central para emitir a moeda que será utilizada por todos, que é o caso da União Europeia.
tracking img