Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em seu primeiro dia de governo o prefeito Fenando Haddad anunciou um pacote de 16 medidas emergenciais para a redução dos danos das enchentes na capital paulista durante o atual período chuvoso.No âmbito de um caráter nitidamente emergencial poder-se-ia sugerir isso ou aquilo para melhorar os efeitos reais desse pacote, mas não muito mais do anunciado pelo novo prefeito.Acertadíssima, aliás, a contratação do IPT para o monitoramento das áreas de risco já mapeadas, um qualificadíssimo reforço às ações de Defesa Civil.
Vale lembrar, ainda dentro desse caráter emergencial voltadoa salvar vidas, a importância prioritária que deva se dar nesse momento à remoção e reassentamento de famílias que hoje ocupam trechos críticos de margens dos córregos urbanos, situação em que suasprecárias moradias ficam sujeitas ao fatal solapamento por consequência de águas torrenciais.
Entretanto, ainda que indispensáveis, as medidas emergenciais sabidamente são de curto alcance e derestrita eficácia. A questão fundamental não está aí, estará sim na abordagem com que a nova gestão tratará um indispensável plano maior de combate às enchentes, situação em que, ao invés das consequências,serão as causas reais do fenômeno que deverão ser enfrentadas.

Para tanto, é de início imperativo que a nova administração tenha o destemor e a clarividência de perceber e assumir que ossucessivos planos de combate às enchentes elaborados e executados pelo governo estadual e pelos governos municipais da Região Metropolitana de São Paulo redundaram em um fragoroso fracasso.

As enchentesurbanas na metrópole estão acontecendo a cada ano com maior frequência, com maior intensidade e com maior distribuição geográfica. Estamos, no que diz respeito às enchentes, em uma situação crítica etrágica.

E, por favor, não venhamos acreditar que esse infortúnio deva-se a fatores como o aquecimento global ou mesmo, simploriamente, ao lixo urbano. Concisamente, as enchentes urbanas são...
tracking img