Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A segunda metade do século XVIII
A arte barroca
Foi a produção artística em Minas Gerais nas cidades auríferas, no chamado século do ouro. Estas cidades eram ricas e possuíam umaintensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráterreligioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e “Os Passos” da paixão, naIgreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo(MG).
Outros artistas importantes do barroco brasileiro foram: o pintor mineiro Manuel de Costa Ataíde e o escultor carioca MestreValentim. No estado da Bahia, o barroco destacou-se na decoração das Igrejas em Salvador como, por exemplo, de São Francisco de Assis e a da Ordem Terceira de São Francisco.

A música barrocaA música barroca é o estilo musical relacionado com a época cultural homônima na Europa, que vai desde o surgimento da ópera no século XVII até 1750.
Trata-se de uma das épocas musicaisde maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais fluente.
As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, docontraponto e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos até então vigente. Na realidade, trata-se do aproveitamento de apenas dois modos: o modo maior e o modo menor.

A pintura barroca
Apintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens, nas naturezas mortas e nas cenas populares.
Por outro lado, a expansão e o fortalecimento doprotestantismo fizeram com que os católicos utilizassem a pintura como um instrumento de divulgação da sua doutrina. É uma tentativa de suscitar no observador o sentimento de inesgotabilidade e...
tracking img