Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Estadual Thales de Azevedo
Data: 10/01/2013 Turma: 2m2 Professora: Nirlene
Aluno: Rafik Canuto Rocha Turno: matutino Série: 2° anoAtividade (urbanização)

1. Cerca de 600 milhões de pessoas habitam áreas contíguas à linha da costa, a menos de 10 metros do nível do mar (zonas costeiras de baixa elevação).
a) Cite 2fatores que causaram a concentração populacional nas faixas costeiras.
 Historicamente, o transporte mais usado era o marítimo, por isso as zonas costeiras eram agitadas e  cidades mais perto do mar,facilitam a exportação
b) Apresente 2 impactos ambientais da ocupação dessas zonas para o ambiente costeiros.
Indústrias petroquímicas e outras e crescimento desordenado da população nesse local.2. (UFRI) na década de 70, o governo brasileiro instituiu a região metropolitana (RM) com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de grandes aglomerações urbanas. Apresente 2características das RM.
Uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes. Porém, uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contíguaurbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais.
3. A cidade de SP em termos mundiais é classificada como megacidade e cidade global. Diferencie edefina esses conceitos relacionando-os com o conceito em que foram criados.
Megacidade é o termo utilizado para se definir uma cidade que sedia uma aglomeração urbana com mais de dez milhões dehabitantes e que esteja dotada de um rápido processo de urbanização.

Cidades globais (ou cidades de classe mundial) são cidades que possuem um razoável grau de influência em nível mundial.
Algumascaracterísticas básicas de cidades globais são: 
-Uma grande população, onde a cidade global é centro de uma área metropolitana de pelo menos um milhão de habitantes, muitas vezes, tendo vários...
tracking img