Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reserva da biosfera
As reservasda Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres ou costeiras internacionalmente reconhecidas pelo programa “O homem e a biosfera”, desenvolvido pela UNESCO desde 1972.
Clima tropical, cerrado e complexo do Pantanal
O clima tropical é típico da região centro-oeste, mas abrange também trechos do Nordeste e do Sudeste brasileiro. É um clima quente, marcadopor duas estações bem distintas: verão úmido e inverno seco.
O cerrado é uma formação de campos que também apresenta algumas espécies de árvores.
Conservação do cerrado
Enquanto todas as atenções estão voltadas para o desmatamento da Floresta Amazônica, o cerrado brasileiro é devastado de forma lenta e silenciosa para atender ao avanço de monoculturas que cada vez mais exigem maisaberturas de novas áreas para o plantio de espécies agrícolas e florestais.
Pantanal
O pantanal é uma região plana e de baixa altitude, que passa a apresentar amplos trechos inundados durante a estação chuvosa de verão. Há vegetações que desenvolvem raízes aéreas que lhe permitem captar oxigênio durante o período das inundações.
Clima semi-árido
O interior do Nordeste apresenta o climamenos úmido do Brasil. O semi-árido, onde o índice de chuva anual varia entre 300 e 800 mm. Correspondendo praticamente ao sertão nordestino, essa é uma das regiões semi-áridas mais habitadas do mundo e economicamente a mais pobre do país.
A vegetação é formada pela caatinga, que também constitui um ecossistema bastante rico e diversificado, onde se desenvolvem formações rasteiras e cactos.Processo de desertificação
A desertificação é a perda total ou a redução potencial biológico da terra. Suas causas estão relacionadas a variações climáticas à ação do homem, que podem ocorrer separadas ou simultaneamente. A perda de vegetação e de matéria orgânica no solo nos processos de desertificação desprende carbono, que por sua vez, também contribui para o aquecimento global.
Mata doscocais
Entre os estados do Piauí e do Maranhão em uma faixa de transição entre o sertão nordestino (caatinga) e a Amazônia há uma extensa área conhecida por mata dos cocais, um tipo de mata de transição, constituída principalmente pelas palmeiras carnaúba e babaçu.
Clima subtropical: florestas e campos
O clima subtropical é típico da região sul do país. A maior latitude e a atuação maisintensa da massa Polar Atlântica na região são fatores que determinam um clima que apresenta temperaturas muito baixas durante o inverno, principalmente nas áreas de maior altitude, como alguns trechos do Rio Grande do Sul e da Santa Catarina.
Dinâmica climática
A posição geográfica do território brasileiro, situado em sua totalidade na zona tropical, caracteriza o país com clima que, em geral,apresentam temperaturas e variação de unidades das diferentes regiões climáticas durante o ano é fortemente influenciada pela atuação das massas de ar.
No verão, quatro massas de ar quentes exercem influência sobre o país: equatorial continental, equatorial atlântica, tropical atlântica e a tropical continental, sendo apenas essa última seca, justamente por isso o verão é o período daschuvas na maior parte do território brasileiro.
No inverno, a atuação de massa equatorial continental é mais restrita a região norte, a tropical atlântica continua a atuar no Brasil e a Polar Antártica passa a atingir frequentemente o território brasileiro provocando baixas temperaturas no sul.
O clima tropical úmido acompanha uma estreita faixa de terra localizada junto à costa atlântica,estendendo-se aproximadamente de São Paulo ao Rio Grande do Norte. Caracteriza-se pela ocorrência de temperaturas elevadas durante o anão inteiro, em particular a região norte.
No clima tropical litorâneo, as chuvas na Costa Oriental nordestina, são mais intensas e abundantes no verão. Duas formações vegetais são representativas dessa região climática: A Mata Atlântica e os manguezais. A Mata...
tracking img