Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. Estes animais são caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. Os cordados compartilhamcaracterísticas com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar. Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostômios (Deuterostomia), ligados por diversos aspectosembrionários peculiares, na forma de suas larvas, pelo desenvolvimentos das aberturas embrionárias e da cavidade peritonial ou peritônio (evolução do celoma dos invertebrados). Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda. Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambasdesaparecendo no estágio adulto. Os cefalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vértebras. Já nos vertebrados, exceto nas feiticeiras (Myxini), a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.
As relações filogenéticas dos cordados ainda não são bem compreendidas, existindo vários esquemas classificatórios conflitantes. Muitas de suasclasses são parafiléticas, não atendendo as exigências da cladística, onde somente táxons monofiléticos são reconhecidos como entidades taxonômicas válidas. Ecologicamente, os cordados estão entre os animais mais facilmente adaptáveis e são capazes de ocupar a maioria dos habitats existentes.
Os cordados se dividem em protocordados, os cordados mais primitivos, destituído de coluna vertebral e caixacraniana e os eucordados, mais evoluídos, pois, além de apresentarem coluna vertebral têm crânio com encéfalo.
Índice[esconder] * 1 Definição * 2 Subdivisões * 2.1 Craniata * 2.2 Cephalochordata: "anfioxos" * 2.3 Urochordata: "tunicados" * 3 Origens e evolução * 4 Classificação * 4.1 Taxonomia * 4.2 Filogenia * 5 Protocordados * 6 Referências * 7 Ligaçõesexternas * 8 Ver também |
[editar] Definição

1 = Medula espinhal
2 = Corda dorsal
3 = Cordão nervoso dorsal
4 = cauda pós anal
5 = ânus
6 = Aparelho digestivo
7 = Sistema circulatório
8 = atriopore
9 = espaço acima dafaringe
10 = fenda da faringe (Brânquia)
11 = faringe
12 = Vestíbulo
13 = oral Cílio
14 = Abertura da boca
15 = Gónada (Ovário / Testículo)
16 = sensor de luz
17= Nervo
18 = metapleural
19 = fígado

Anatomia da cephalochordate Amphioxus. Itens em negrito são os componentes de todos os cordados em algum momento de sua vida, e distingue-os dos outros filos .
Cordados formam um filo de seres vivos baseados em um plano corporal bilateral.[1] O filo é definido por ter em algum momento de suas vidas as seguinte características:[2]
* Uma Corda dorsal,em outras palavras, é uma haste bastante rígida de cartilagem que se estende ao longo interior do corpo. Entre os sub-grupo de vertebrados cordados a corda dorsal se desenvolve na Vértebra. Em espécies totalmente aquáticas isso ajuda o animal a nadar flexionando a cauda.
* Um Tubo neural. Nos peixes e outros vertebrados este tubo se desenvolve na Medula espinhal, é o tronco principal dacomunicação do sistema nervoso.
* Fendas na faringe. A faringe é a parte da garganta imediatamente atrás da boca. Em peixes as fendas são modificadas para formar a Brânquia. Mas em alguns outros cordados fazem parte de um sistema de alimentação por filtração que extrai partículas de alimento da água em que eles vivem.
* A cauda muscular que se estende para trás logo após o ânus.
* Um...
tracking img