Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Categorias Geográficas
O conceito de Lugar está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida. O nosso lugar nos dá identidade própria e nos permite estabelecer relações com lugares diferentes no resto do mundo. Daí o drama do imigrante, que perde as referências de seu lugar de origem quando vai buscar melhores condições de vida ou foge de perseguições políticas. Épreciso que ele se adapte a um novo lugar, com outros valores.
A esse conjunto de lugares, marcados por diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denominamos Espaço Geográfico.
A representação visível de vários aspectos do espaço geográfico chama-se Paisagem (a porção do lugar que podemosver). Nas paisagens estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (relevo, clima, rios, vegetação) e os elementos geográficos, artificiais, humanos ou culturais (resultado da ação da sociedade).
Os conceitos de Território e Territorealidade, no sentido de espaço ou área definida e caracterizada por relações de poder estão interligados. A noção de poder,domínio ou influência de vários agentes (políticos, econômicos e sociais) no espaço geográfico expressa a territorialidade, daí a afirmação “entrar em território alheio” poder ser considerada uma afronta. O Território é o espaço que sofre o domínio desses agentes, e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos de territorialidade.
Regionalizar é delimitar áreas que reúnemcaracterísticas semelhantes. Cada uma dessas áreas é denominadas de Região. A regionalização pode ocorrer com base em diferentes critérios, escolhidos de acordo com os objetivos ou os interesses de quem divide. Os critérios adotados podem ser naturais, históricos, culturais, políticos, sociais, econômicos ou, ainda, uma composição de vários desses aspectos.

1ª QUESTÃO (VESTIBULAR 2008)

RIO DABARRA (Zé Marcolino)
“Oh, Deus me manda
Pr’aquela terrinha
Que ela é só minha
Quero pra mim só
...
Rio da Barra, vejo ele de cá
Pareço estar lá na imaginação
Eu amo tanto aquele lugarejo
Fecho os olhos e vejo na recordação.”

Fonte: CD Pedra de Amolar, da obra de Zé Marcolino. Memorial Musical da Paraíba. V.2. Campina Grande-PB: Prosound Estúdio,
dez/2003 – mar/2004.
Os termosterrinha e lugarejo, na composição do poeta paraibano Zé Marcolino, têm o sentido geográfico de

a) PAISAGEM, espaço delimitado pelo alcance visual, constituído de elementos materiais e culturais.
b) TERRITÓRIO, espaço delimitado e definido pelas relações de poder, apropriado e ocupado por grupos sociais.
c) LUGAR, pois estão revestidos da idéia de espaço vivido, no qual as relações cotidianas, asidéias de pertencimento e identidade estão presentes.
d) REGIÃO, espaço no qual o domínio de determinadas características o distingue das demais áreas.
e) ESPAÇO, pois se refere ao produto das ações humanas na interação com o meio.

2ª QUESTÃO (VESTIBULAR 2011)

De acordo com a composição “Triste Partida” de Patativa do Assaré,
nas estrofes que dizem
No topo da serra
Oiando pra terra
Seuberço, seu lar
[...]
Aquele nortista
Partido de pena
De longe acena
Adeus meu lugar...
a categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto
está empregada

a) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.
b) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a umaterra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.
c) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.
d) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela do espaço....
tracking img