Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INstituto Superior
De Ciências e Tecnologia de Moçambique
Geografia

Tausse Catarina Daniel 2009336
Arquitectura e Urbanismo
INTRODUÇÃO

Este é um trabalho de investigação recomendado pelo docente da cadeira de geografia que visa abordar um estudo sobre principais climas e principais zonas climáticas do globo terrestre . Estudo este que funciona como uma plataforma para a realização ecompreensão da matéria leccionada.
O principal objectivo é compreender o clima do globo terrestre, para compreender os diversos micro-climas que nos rodeam e tomar isso como um intrumento de trabalho para apoiar a nossa profissão, (projectar).

1. CLIMA
Antes de mais nada, começar por abordar termos chaves da pesquisa:
climatologia,que é um ramo da ciência que é estudado tantopela geografia, quanto pela meteorologia.
Clima é o nome que se dá às condições atmosféricas que costumam ocorrer num determinado lugar, é uma noção criada pelo homem, formada por informações coletadas a partir das noções de clima. Pode ser compreendido a partir de noções matemáticas e numéricas, ou a partir de informações qualitativas, de natureza mais descritiva. Os dois focos de estudo pressupõem umasucessão de tipos de tempo. Por outra , podemos dizer que o clima é o comportamento da atmosfera durante o ano.
Os primeiros estudos tiveram como foco a distribuição geográfica dos elementos meteorológicos, levando-se em conta sua variabilidade temporal. Tinham a intenção de explicar regimes climáticos regionais. 
A análise dos episódios climatológicos é fundamento básico da climatologia geográfica etenta explicar os processos naturais que causam influência nas ocupações humanas.
Tempo e clima são popularmente considerados a mesma coisa, mas na verdade, possuem diferenças importantes para a Climatologia. O tempo pode ser cronológico e meteorológico, podendo o primeiro ser observado a partir do espaço geográfico e o segundo, momentâneo, dependendo da atmosfera de determinado local.
Sabe-se quena terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos pólos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, atemperatura em geral é elevada todos os meses do ano.

Como se explicar essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?
O calor que se sente vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terramais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos pólos é baixa.
  Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos pólos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.
2.ZONAS CLIMATICAS
Por definição, as zonas climáticas são regiões da superfície da Terra, com características climáticas semelhantes.
A Terra se divide em cinco contando com norte e sul:
Zona Tropical: região compreendida entre os dois trópicos (Câncer e Capricórnio): Zonas Temperadas (norte e sul): compreendidas entre os trópicos e os Círculos Polares: Zonas Polares:
São cinco as zonas climáticasda terra

- zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o tropico de câncer e o tropico de capricórnio apresenta altas temperaturas e grande quantidade de chuva.
É a região mais quente da terra.
- zona temperada do norte:  entre o tropico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem  raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber apassagem das quatro estações do ano apresenta temperaturas mais amenas (suaves), pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidemente das outras(primavera, verão, outono e inverno).
.
- zona temperada do sul: entre o tropico de capricórnio eo circulo polar antártico. e as estações do ano bem definidas
- zona polar do sul: abrange  as áreas localizadas dentro do...
tracking img