Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As areais ruais em mudança
A fragilidade dos sistemas agrários
* A agricultura tem vindo a perder importância na ocupação da população activa e na economia portuguesa. Apesar da modernização de alguns sistemas de produção, sobretudo após a adesão à UE, a agricultura continua a enfrentar problemas, relativos essencialmente às estruturas fundiárias, os níveis de rendimento e produtividade, aqualificação profissional dos agricultores e a adequação dos usos do solo às suas aptidões naturais.
A fragilidade dos espaços rurais
* A agricultura em Portugal, é a actividade económica cuja contribuição para a criação da riqueza, expressa, por exemplo, no PIB e no VAB, tem vindo a decrescer. Esta tendência de diminuição, deve-se sobretudo ao desenvolvimento das actividades dos sectoressecundário e terciário, cuja participação aumentou muito e tende a crescer, sobretudo a do sector terciário.
* O sector agrícola, no entanto, mantem algum peso na criação de emprego e detém uma grande importância na ocupação do espaço e na preservação da paisagem, constituído mesmo a base económica, essencial em algumas áreas rurais do País.
Principais factores condicionantes da agricultura –físicos e humanos
* A agricultura portuguesa é influenciada, tanto por factores naturais, como por factores humanos (de ordem histórica, cultural e politica).
* No nosso país, o clima é um dos factores que mais condiciona a produção agrícola, pela temperatura e pela irregularidade de precipitação.
* A existência dos recursos hídricos é fundamental para a agricultura, pois esta torna-semais fácil e abundante, nas áreas onde a precipitação é mais regular. Em locais onde a precipitação é menor, é necessário recorrer a sistemas de rega artificial.
* A fertilidade do solo (natural e criada pelo homem), influência directamente a produção em quantidade e em qualidade. Em Portugal, predominam solos de fertilidade média ou baixa, um condicionante para a agricultura.
* O relevo,quando plano, a fertilidade dos solos é geralmente maior, assim como a possibilidade de modernização das explorações. Se este é mais acidentado, a fertilidade dos solos torna-se mais fraca, e há maior limitação no uso da tecnologia agrícola e no aproveitamento/organização do espaço.
* O passado histórico é um dos factores que permite compreender a actual ocupação e organização do solo. Aspectoscomo a maior ou menor densidade populacional e acontecimentos ou processos históricos reflectem-se, ainda hoje, nas estruturas fundiárias (dimensão e forma das propriedades rurais).
* O objectivo da produção é outro factor que influencia a ocupação do solo. Quando a produção se destina ao autoconsumo, as explorações são geralmente de menor dimensão e, muitas vezes, continuam a utilizar técnicasartesanais. Se a produção se destina ao mercado, as explorações tendem em ser maiores, utilizam tecnologia moderna (máquinas, sistemas de rega, estufas, etc) e são mais especializadas em determinados produtos – o que contribui para uma maior produtividade do trabalho.
* As políticas agrícolas – orientações e medidas legislativas –, quer nacionais quer comunitárias (U.E), são actualmentefactores de grande importância, uma vez que influenciam as opções dos agricultores relativamente aos produtos cultivados, regulamentam práticas, como a utilização de produtos químicos, incentivos financeiros, apoiam a modernização das explorações, etc.
As paisagens agrárias – espaço rural, sistema de culturas e morfologia agrária.
* O espaço rural ocupa uma parte significativa do territórioportuguês e nele se desenvolvem as actividades agrícolas, mas também outras como o turismo, a produção de energias renováveis, etc.
* Dentro do espaço rural, destaca-se:
* O espaço agrário – áreas ocupadas com a produção agrícola, pastagens e florestas, habitações dos agricultores e ainda infra-estruturas, e equipamentos associados à actividade agrícola;
* O espaço agrícola – área...
tracking img