Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O objetivo deste portfolio é compreender o ensino de Geografia como instrumento para a formação crítica do educando. Para tanto busquei analisar as dificuldades de se trabalhar os conteúdos de Geografia em algumas series do ensino fundamental, dando-lhes condições para resgatar as experiências do cotidiano, analisando-as e estabelecendo relações entre elas, numa dimensãoespaço-temporal.

Acredito que a tarefa de educar é uma das mais antigas do mundo, mantendo-se de forma tradicional até os dias de hoje, pois as discussões teóricas sobre questões pedagógicas têm demorado em chegar às escolas, embora já seja possível observar mudanças no processo de ensino aprendizagem, que representam certo esforço dos professores em superar a crise instalada no interior destas, reflexo dasmudanças que tem passado a sociedade atual. Falando da geografia ela é uma das matérias estudada  durante o ciclo escolar sendo uma ciência que tem como um dos objetivos analisar a superfície terrestre e a distribuição especial de fenômenos climáticos. Entretanto, ela também abrange outros temas envolvendo política, economia e meio ambiente.
Para dar conta de tanto assunto, afirmo que ageografia é dividida em várias partes, assim como a maioria das outras disciplinas. Esta divisão facilita o aprendizado e a compreensão do estudante. Além disso, percebi que ela permite uma analise mais profunda sobre cada conteúdo. Posso dar como exemplo, a Geografia Humana estuda as relações e o comportamento humano, além de questões sociais, como economia, saúde, cultura, religião, crescimentopopulacional, urbano, etc. A Geografia tem passado por amplas tentativas de renovação para conseguir formar estudantes capazes de compreender as relações entre a sociedade e a natureza. Nessas idas e vindas, foram criados caminhos e, às vezes, também equívocos. Hoje pude perceber que existem três perspectivas de ensino que, segundo os especialistas, devem ser trabalhadas de forma complementar para que oespaço - principal objeto de estudo da disciplina - seja bem compreendido: a perspectiva tradicional, a crítica e a cultural.
Acredito que vivemos, atualmente, uma espacialidade complexa configurada pelo processo de mundialização da sociedade, dificultando aos cidadãos a compreensão do seu espaço de modo crítico, conduzindo-se apenas por suas práticas espaciais diárias. No entanto, novasrepresentações são possíveis com o desenvolvimento de outras dimensões importantes da formação humana, aliadas às capacidades de apreensão da realidade do ponto de vista da espacialidade. É preciso, pois, buscar o desenvolvimento dessas alternativas concretas para que se compreenda o papel do espaço nas práticas sociais e o papel das práticas sociais na configuração do espaço geográfico. As práticasespaciais são projetadas no espaço social, que é ao mesmo tempo físico e mental. Essas práticas podem reproduzir espaços geográficos em que as relações sociais estejam a serviço da reprodução ampliada do capital, na medida em que alimentam padrões de produção e de consumo insustentáveis. Como também pode estabelecer, com o espaço geográfico, práticas espaciais que estejam comprometidas com aconstrução de sociedades sustentáveis, pautadas na qualidade de vida e na justiça ambiental, o que evidencia outra razão de se ensinar Geografia.
    O ensino da Geografia, assim como de outras disciplinas, contribui para o desenvolvimento da autonomia, a compreensão dos direitos, dos limites e potencialidades da ciência e da tecnologia e os desdobramentos que tal desenvolvimento trouxe na construção dasespacialidades. Para isso, é imperioso aprender a pensar na lógica das redes de relações, no movimento do pensamento complexo, para que, ao contextualizar espacialmente os fenômenos e ao conhecer o planeta nas escalas locais, regionais, nacionais e internacionais, essa compreensão abra possibilidades de desenvolvimento de outras lógicas e uma nova ética: ambiental e social. Essa razão atribui...
tracking img