Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia da religião é o nome dado a um ramo da Geografia humana que procura aplicar o tema da religião associado ao da geografia, buscando uma melhor compreensão da dinâmica do fenômeno da fé,aferindo a pluralidade religiosa da espécie humana. Seu estudo procura quantificar o espaço das diferentes denominações, abordando teoricamente o papel do sagrado e do profano na organização espacial doterreno.

Já em períodos mais distantes, no estudo da geografia hoje conhecida como clássica, havia uma preocupação com a distribuição das diversas crenças combinadas com a sua respectiva frequenciaterritorial, onde a religião se apresentava exclusivamente como produto da prática humana, e suas expressões faziam parte da cultura de cada um desses povos. Fora tal conceito básico, que aindatrazia o problema do etnocentrismo (o vício de se considerar a própria religião ou cultura como medida de todas as outras, “alienígenas”), a Geografia da religião ficava eclipsada por outras áreas daGeografia, como a urbana, a rural, política, etc.

Os primeiros estudos realizados nos Estados Unidos e Alemanha no início do século XX levavam em consideração o fenômeno religioso, sua distribuição emorfologia na paisagem cultural.

A partir do fim da Segunda Guerra, porém, testemunha-se o aumento de interesse dos geógrafos pela análise das religiões no espaço social, tangenciando a Geografiatradicional bem como de suas correntes derivadas.

Destacaram-se como pioneiros no incremento da matéria Pierre Deffontaines, com sua obra “Géographie et religions“, de 1948, que tratava da relaçãoentre cultura e religião aplicada a uma dinâmica espacial particular, e Maximilien Sorre, que na década de 70, com seus artigos analisou as atividades religiosas e seus efeitos no espaço social,sobretudo no meio rural. Seguiram-se a estes dois os trabalhos de Claude Raffestin, que considerava as variáveis políticas a influenciar a combinação religião/política, e Paul Claval, autor de considerações...
tracking img