Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1. APRESENTAÇÃO

O contexto social, as grandes transformações e os desafios enfrentados pela sociedade atual, decorrentes de práticas do passado nem sempre voltadas para o respeito ao ser humano e para sua dignidade enquanto cidadão, levaram à necessidade de seresgatar esses valores, fazendo com que a própria Universidade tenha que se posicionar muito fortemente quanto ao tipo de profissionais que espera formar.

Diante do estabelecido cabe à Instituição questionar e reorientar o processo formativo de seus cursos, adequando-os às novas exigências sociais, através de um debate que se inicia pelo perfil esperado do egresso e pela definição de quais serãoas práticas pedagógicas a serem utilizadas para garantir uma formação orientada para os valores estabelecidos por esta realidade. Para tanto, a UFSM formalizou esta orientação em um documento, denominado Projeto Político-Pedagógico, solicitando aos mesmos que procurem adequar a sua prática pedagógica a esta orientação.

Neste sentido, o Curso de Administração da UFSM, reuniu a sua comunidadeacadêmica em um debate sobre a sua prática pedagógica que resultou no documento que ora se apresenta como “Projeto Político-Pedagógico do Curso de Administração”, o qual tem a finalidade de explicitar as políticas e práticas pedagógicas do Curso de Administração da UFSM, dentre as quais destacam-se:

▪ apresentar o perfil e as competências esperadas para o egresso atrelando-os à ética eà cidadania;
▪ definir o mercado de atuação do administrador a ser formado pelo Curso;
▪ estabelecer o novo currículo adequando às exigências legais, estatutárias e pedagógicas;
▪ disciplinar a prática docente através da readequação das estratégias metodológicas de sala de aula;
▪ explicitar as políticas pedagógicas de apoio ao processo ensino-aprendizagemdesenvolvidos no Curso;
▪ orientar professores e alunos sobre às questões acadêmicas pertinentes ao Curso;



1.1 A Instituição UFSM e seu fundador



A UFSM foi fundada em 14 de dezembro de 1960, pelo professor José Mariano da Rocha Filho. Nesta trajetória, grandes avanços foram conquistados pelas administrações, bem como pelos professores, técnico-administrativos ealunos da Instituição, graças ao trabalho feito dentro e fora da Universidade. Prova disso são os diversos projetos realizados, visando o bem-estar e progresso da comunidade.


1.1.1 O fundador

Fundador e primeiro Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), José Mariano da Rocha Filho dedicou toda a sua vida à Educação. Formado em Medicina pela Universidade de Porto Alegre, em1937, transformou a pequena faculdade de Farmácia de Santa Maria, que contava com 5 alunos em 1938, no embrião para criar, em 1960, uma das mais atuantes universidades do país.
A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade instalada fora do eixo das capitais de estado no Brasil e resultou de sua luta pela interiorização do ensino superior desencadeada em 1946, quandoconseguiu, liderando e articulando um amplo movimento do interior do Rio Grande, incluir no texto da constituição estadual um parágrafo que transformava a Universidade de Porto Alegre em Universidade do Rio Grande do Sul, através da anexação das faculdades situadas no interior: Farmácia, de Santa Maria e Direito, de Pelotas.
Mariano da Rocha trouxe para a UFSM figuras de renome internacional eimplantou projetos de âmbito mundial como a Operação Oswaldo Aranha, financiada pela FAO entre 1968 e l974, que visava o desenvolvimento do setor agropecuário, especialmente com relação às pequenas propriedades rurais. Em l969, instalou em Santa Maria, com o auxílio da OEA, a Faculdade Interamericana de Educação, o primeiro curso de Pós-Graduação em Educação no gênero no país, que reunia...
tracking img