Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O cenário econômico atual do País, com a ampliação do crédito e o crescimento do emprego formal, tem acelerado o processo de inovação de alguns segmentos, entre eles, o setor imobiliário. Não édiferente no Nordeste, onde o desempenho da região é visível aos olhos dos mais diferentes empreendedores. A economista da FGV Projetos, Ana Maria Castelo, diz que o NE registra taxas de emprego formalacima da média nacional. Nos estados do Piauí, Ceará, Alagoas e Bahia o crescimento é ainda maior. E isso contribui positivamente para o fortalecimento dos mais diversos investimentos na áreaimobiliária. "O Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida e a expansão do crédito habitacional respondem por parte importante desse desempenho, mas investimentos em infraestrutura e na estrutura produtivaindustrial também têm contribuído para o maior dinamismo da região", afirma Ana Maria. A dinamização econômica do NE, segundo ela, vai além dos eixo Sul-Sudeste, promovendo uma rápida necessidade de mãode obra qualificada e novas tecnologias.

InvestNordeste - Falando em perspectivas para o mercado imobiliário, qual o cenário atual no Brasil?
Ana Maria Castelo - O setor da construção iniciou umciclo virtuoso de crescimento desde 2005. O setor imobiliário vem respondendo por parte importante desse movimento. Em 2010, o segmento imobiliário segue bastante aquecido, impulsionado pela expansão docrédito e o aumento da renda. Os números do emprego confirmam esse aquecimento. Até agosto, o emprego formal no segmento imobiliário registrou crescimento de 15,6% na comparação com o mesmo períodode 2009. Isso significa que desde dezembro já foram gerados 166 mil novos postos de trabalho no segmento em todo País.

IN - O setor da construção civil é um dos grandes impulsores econômicos noNordeste, levando em consideração às facilidades do crédito e às taxas de juros. Isso tende a se efetivar de que forma a partir de 2011 e com a Copa em 2014?
AM - De fato, o desempenho do setor na...
tracking img