Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geografia da Saúde

Epidemiologia e transição epidemiológica

-O desafio das doenças emergentes e a revalorização da epidemiologia descritiva na América

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
2011/2012

Índice

Introdução ,3,4
Epidemiologia Descritiva 5
Doenças Emergentes e Reemergentes 6
Alguns exemplos de doenças emergentes e o papel da epidemiologia descritiva em suaelucidação 7,8,9
Desafios face às doenças emergentes e reemergentes 10,11
Conclusão12

Introdução

As décadas de 40 e 50 assinalam, na América, o momento da transição do perfil de morbidade das doenças infecciosas e parasitárias para problemas crónicos e degenerativos.
Os sucessos obtidos nas primeiras décadas deste século, no controle das doenças infecciosas e parasitárias, através dosprogramas de imunização em massa, do controle de vectores e do saneamento ambiental pareciam indicar que o conhecimento disponível era suficiente para o manejo das doenças transmissíveis.
A metodologia de inquérito epidemiológico e as técnicas da epidemiologia descritiva utilizadas na caracterização desses problemas, no âmbito populacional, pareciam não necessitar de maiores refinamentos.
A AgênciaNorte-Americana, criada durante a campanha de erradicação da malária no Sul dos Estados Unidos, foi transformada em Centro de Controle de Doenças e se encarregou de implantar o sistema de vigilância epidemiológica no País.
Na medida em que as doenças transmissíveis, sujeitas à vigilância, vão se tornando mais raras, a importância política desses órgãos destinados ao controle também vaidiminuindo. Assim, na década de 80, sob o impacto de administrações republicanas nos Estados Unidos e no contexto da crise fiscal dos governos ocidentais, o corte das verbas destinadas à saúde pública promove um progressivo desmantelamento dessas estruturas.
Ao mesmo tempo, na epidemiologia, o interesse dos investigadores desloca-se, cada vez mais, para as doenças crónicas, desaparecendo progressivamente,dos livros-textos e publicações da área, a referência à epidemiologia descritiva.
Durante o período que vai do início dos anos 70 ao início dos 90 o mundo passa por uma série de transformações, extremamente rápidas, principalmente nas regiões não desenvolvidas da América, Ásia e África, caracterizadas por intenso processo de urbanização que resulta no aparecimento de grandes centros urbanos commais de um milhão de habitantes em áreas onde anteriormente não havia tais adensamentos populacionais; por fluxos migratórios decorrentes desse mesmo processo ou associados a guerras civis e perseguições políticas; por incorporação desordenada de tecnologias, que muitas vezes desestruturam formas tradicionais de enfartamento dos problemas, sem que haja o correspondente desenvolvimento social parasustentá-las; por inúmeras oportunidades de comunicação, comércio e interacções entre países de áreas relativamente isoladas. Todas essas condições de transformação resultam em modificações no perfil de morbidade acarretando o aparecimento de novas doenças e agravos à saúde e a alteração no comportamento epidemiológico de antigas doenças, tornando mais complexo o quadro sanitário e, até certoponto, derrubando a ideia de uma transição epidemiológica pensada como simples sucessão de fases decorrentes, fundamentalmente, do processo de envelhecimento populacional.
O presente trabalho tem por objectivo recolocar a importância da epidemiologia descritiva como ferramenta de conhecimento epidemiológico, face à crescente desvalorização que a mesma vem sofrendo quando cotejada com as técnicas dachamada epidemiologia analítica. As investigações, nas quais a caracterização da distribuição dos casos, segundo as categorias de tempo, espaço e pessoas foram determinantes para o esclarecimento de doenças emergentes e reemergentes, exemplificam a importância que a abordagem da distribuição das doenças deve ter no pensamento epidemiológico.

Epidemiologia Descritiva

Este a priori de...
tracking img