Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia das Ondas
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4B/Eneralte/ondas.htm
  [pic]
               As ondas dos mares não são só beleza, elas possuem energia cinética (energia demovimento) e a partir daí pode-se transformá-las em um outro tipo de energia aplicada as necessidades do cotidiano. Uma bóia sobre o mar sobe e desce com o movimento das ondas. Confinada em uma câmarade concreto e acoplada através de um braço a uma bomba hidráulica, pode recalcar um fluido. A energia das ondas pode também ser transformada em energia elétrica. Um exemplo é fazer com que a ondaadentre uma câmara de concreto instalada no mar. Ao subir dentro da câmara, a onda pressurisa o ar que faz girar uma turbina acima, esta por sua vez, aciona um gerador de energia elétrica. Está na Noruegao equipamento deste tipo mais eficiente. (Toftestallen - Tapered Channel - 500Kw).
    Existem outros tipos de engenharia para a captação da energia das ondas. Um tipo a citar é o "Patos Oscilantes",que consiste em uma série de flutuadores unidos por dobradiças e que ao subirem e descerem, acionam geradores elétricos através de braços mecânicos.
A eficiência do sistema é baixa, devido aosuprimento intermitente e o armazenamento ser mais problemático que o da energia solar; mesmo assim, diversos países v6em estudando o aprimoramento da tecnologia de aproveitamento dessa fonte energética,entre eles Japão, Canadá, EUA, Irlanda e Grã-Bretanha. Até o momento, ainda não foram instalados unidades comerciais.
O impacto ambiental provocado por instalações deste tipo é muito baixo e no Brasil,as ondas ao longo do litoral do Estado de São Paulo se adequariam muito bem.
ENERGIA DO LIXO DOMÉSTICO
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=26526&action=geral

O Brasil possuigrande potencial para gerar energia elétrica a partir de resíduos sólidos e a alternativa poderia aumentar a atual oferta do país em 50 milhões de Megawatt-hora por ano, ou mais de 15% do total...
tracking img