Geografia urbana: as cidades do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução I Parte Geografia Urbana: Aspetos gerais 1. O Conceito de Cidade 1.1. A História das Cidades: da Antiguidade a era Contemporânea 2. O Conceito de Urbanismo 2.1. A História do Urbanismo: da PréHistória a era Contemporânea 3. Organização das Cidades 4. Teoria das Zonas Concêntricas 5. Hierarquia das Cidades II Parte As Cidades do mundo 6. Cidades Ocidentais 6.1. Caraterísticas6.1.1. Madrid 6.1.2. Nova Iorque 6.1.3. Roma e Atenas 6.2. Distribuição da População 7. Cidades Orientais 7.1.Caraterísticas 7.1.1. As cidades socialistas 7.1.2. As cidades chinesas 7.1.3. As cidades islâmicas 7.2. Distribuição da População 8. Cidades do Terceiro Mundo 8.1. Caraterísticas 8.1.1. México 8.1.2. Brazzaville 8.1.3. Calcutá 8.2.Distribuição da População 9. Enquadramento no mundo atualConclusão Bibliografia Anexos
4 5 6 7 8 13 15 18 20 22 23 24 25 25 25 27 27 29 31 31 31 34 37 41 43 43 43 44 45 46 48 50 51 54

1

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Geografia Urbana: As Cidades do Mundo

2012

Geografia Urbana: As Cidades do Mundo
Elca dos Santos Nereide Gomes Rita Dias
A cidade domina a nossa civilização contemporânea e apesar das divergênciasexistentes em redor das definições. Dentro dela ocorrem evoluções de todas as naturezas, que aí nascem, desenvolvem-se e prolongam-se por toda a parte. O seu conteúdo e influência alteram-se por completo. A urbanização é a nossa civilização. Uniforme, dinâmica e organizada.

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Docente: Teresa Silva Geografia Humana 2º Ano | Relações Internacionais30-05-2012

2

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Geografia Urbana: As Cidades do Mundo

2012

Citações
“A cidade é um território que organiza territórios” (Roncayolo Marcel, 1993)

“No planeta inteiro, com formas mais ou menos diversificadas, o fenómeno urbano é objeto de um real desenvolvimento descontrolado.” (Delfante, Charles; Pelletier, Jean, 1991)

“Perante amutação urbana em curso, um novo urbanismo mais respeitoso do ambiente e do bem estar social dos concidadãos, começa a produzir os seus primeiros efeitos (…)”(Delfante, Charles; Pelletier, Jean, 1991)

3

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Geografia Urbana: As Cidades do Mundo

2012

Introdução
Num mundo onde a “Cidade” se configura cada vez mais com uma realidadeincontestável, ela torna-se de imediato objecto de estudo e de grande reflecção. Esta realidade, de certa forma terminou escolha do nosso objecto de trabalho no qual abordaremos uma questão crucial do mundo contemporâneo: As Cidades no Mundo não só por hoje a cidade ser vista como símbolo da civilização contemporânea, mas antes para compreender as dinâmicas e mutações que tem sido sujeita ao longo dostempos. O presente trabalho tem por objectivo apresentar factos que caracterizam a história, a fisionomia, os avanços e retrocessos na urbanização das cidades, o próprio futuro das cidades no mundo contemporâneo, bem como fazer uma divisão entre elas à luz de vários tipos de cidades. Numa primeira parte deste trabalho serão inicialmente examinadas e descritas os aspectos que podemos considerar geraisno que concerne a cidade. Nela abordaremos o conceito e a história das cidades, a história do urbanismo, uma vez estarem intrinsecamente ligados, a organização das cidades, as teorias das zonas concêntricas e a hierarquia das cidades. A segunda parte dedica-se a apresentação e caracterização dos grandes tipos de cidades, desde das cidades Ocidentais, as Orientais e por fim, mas não menosimportantes, as do Terceiros Mundo. Faremos uma breve síntese das características e alguns exemplos de cada tipo de cidades, a distribuição da população, imigração e emigração e, por último, o enquadramento no mundo actual. Por fim apresentaremos o nosso ponto de vista sobre os potenciais desafios que a cidade contemporânea está sujeita e, principalmente a resposta a nossa pergunta de partida.

4...
tracking img