Geografia política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA POLÍTICA

A Geografia Política clássica tem como precursor o geógrafo alemão Friedrich Ratzel, que lançou as bases científicas dessa ciência com a publicação, em 1897, da obra Geografia Política.

Para Ratzel, a força do Estado estava intimamente ligada ao espaço - na sua forma, extensão, relevo, clima e disponibilidade de recursos naturais -, à sua posição - relações sociaisestabelecidas entre o Estado e o seu meio circulante no âmbito nacional e internacional - e, por último, ao sentido (ou espírito) do povo, que representava a força desse determinado povo em relação a outro. Essas idéias, entendidas de maneira simplista e distorcida, ficariam conhecidas como "determinismo geográfico". (O determinismo geográfico, no entanto, ocorre quando se dá aos elementos naturais opapel de única causa na definição de aspectos constitutivos das sociedades.)

O pensamento de Ratzel, influenciado por experiências pessoais - nascidas de uma viagem que realizou aos Estados Unidos e de sua participação na Guerra Franco-Prussiana -, bem como por influências intelectuais, oriundas das idéias evolucionistas de Darwin e do positivismo de Comte., refletia sobre a necessidade do"espaço vital", já que o Estado, considerado como um organismo vivo, estava submetido às mesmas leis implacáveis da sobrevivência e da evolução.

Já o termo Geopolítica foi usado, a primeira vez, pelo geógrafo suíço Rudolph Kjéllen, em 1905, num artigo denominado "As grandes potências". Em 1916, ele reafirmaria as bases da Geopolítica em seu livro O Estado como forma de vida, no qual sua preocupaçãofundamental é a de estudar o Estado enquanto organismo geográfico. Como suas teses eram inspiradas nas idéias de Ratzel, Kjéllen se preocupou em estabelecer as diferenças entre as duas formas de conhecimento.

Essas diferenças estariam baseadas, principalmente, na forma de abordagem. A Geografia Política deveria ser compreendida como um conjunto sistemático de estudos restritos às relações entre oterritório e o Estado (posição, situação, características das fronteiras, etc.), enquanto que à Geopolítica caberia a formulação de teorias e estratégias políticas voltadas à obtenção de poder sobre determinado território. Essa distinção é bastante questionada por alguns geógrafos, pois no fundo, a Geopolítica é somente a Geografia Política aplicada pelo Estado, em busca de poder sobreterritórios.

Geopolítica como ciência aplicada

O almirante norte-americano Alfred Mahan, jamais usou em seus escritos o termo - geopolítica, entretanto, em sua obra mais conhecida, A influência do poder marinho sobre a história, em 1890, usava tal conhecimento para aprimorar a compreensão de que a chave para a hegemonia mundial estaria no controle das rotas marinhas, como meio de um país se alçar apotência mundial. Inspirado nas teses de Ratzel, Mahan acreditava que o fortalecimento dos Estados Unidos se daria com o controle das rotas marinhas; não por acaso os EUA financiaram, no início do século 20, a construção do Canal do Panamá, possibilitando a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. A teoria do poder marítimo de Mahan foi contestada, em 1904, pelo geógrafo inglês HalfordMackinder, quando esse proferiu uma conferência, na Real Sociedade Geográfica, intitulada "O Pivô Geográfico da História", que anunciava o fim da "Era Colombiana" e a ascensão do poder terrestre.

O mundo passava por intensas transformações socioeconômicas, impulsionadas pelo desenvolvimento dos transportes terrestres (ferrovias) e dos meios de comunicação (telégrafo), criando novas formas de mobilidadeespacial. E Mackinder acreditava, diante dessas mudanças, que quem controlasse a Eurásia - um gigante continente de 34 milhões km², que abarcava Europa e Ásia -, controlaria o que ele chamava de "Ilha Mundial". Dentro dessa "Ilha Mundial" haveria um heartland (terra-coração), ou Estado-pivô, que corresponde ao território da Rússia, com cerca de 22 km².

Era justamente pensando nesse...
tracking img