Geografia meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SESC – Centro PB
Campina Grande – PB
Geografia – Junior 2º A Tarde
Grupo: Alan Guizelini
Rafael Almeida


Temas: O Meio Ambiente (Introdução)
Transposição do Rio São Francisco
Queda da produtividade agrícola
O derretimento das geleiras
Escassez de água no planeta
Espécies extintas
Conservação e preservação do meioambiente
A escassez de recursos naturais
A utilização do agrotóxico na agricultura
A Amazônia de ontem e de hoje (economicamente)
Mudanças climáticas abruptas
A maior hidrelétrica do mundo
Elevação das marés

Introdução ao Meio Ambiente

O meio ambiente comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam osecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
* Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, mesmo com uma massiva intervenção humana e deoutras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites.
* Recursos naturais e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro, como ar, água, e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo, que não são originados por atividades humanas.
Na Conferênciadas Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: "O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”.
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) brasileira, estabelecidapela Lei 6938 de 1981, define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

No entanto o meio ambiente vem sendo devastado pelo homem há muito tempo, não é de se achar estranho que ele, o meio ambiente, se volte contra o homem, pois é bem a lei da natureza, que paratoda ação existe uma reação, então o objetivo deste trabalho é mostrar quais essas reações e como o homem as causou, também mostrando suas alternativas.
O homem também vem modificando o meio ambiente como, por exemplo, utilizando agrotóxicos no cultivo das plantas, transformando o curso de rios e muitas outras coisas que veremos mais detalhadas.

1. Transposição do Rio São Francisco

1.1.Transposição do rio São Francisco - solução ou problema?

No Nordeste brasileiro, os rios que correm sobre o embasamento cristalino têm caráter temporário.
Estamos às voltas com um novo ciclo seco no Nordeste. O El Niño está colocando suas "garras" de fora. As águas do Oceano Pacífico estão esquentando devido à ação dos ventos alísios que sopram de leste para oeste elevando o nível das águasquentes que normalmente se encontram na parte ocidental daquele oceano. Os ventos começam a mudar de direção (agora no sentido oeste para leste), levando a massa de água quente para a costa peruana, o que ocasiona fortes tempestades com a intensa evaporação ali existente. No litoral sul-americano, o mecanismo impede a subida das águas frias à superfície, enquanto os ventos desviam as chuvas ebloqueiam as frentes frias vindas da Antártica, causando inundações no Sul e seca no Nordeste brasileiro.
Esse fenômeno está mais uma vez presente no país (agosto/97), com várias cidades do Sul em estado de calamidade pública, devido à ação das fortes chuvas que provocam enchentes descabidas, esperando-se, em contrapartida, o pior para o Nordeste. A seca parece inevitável.
Diante desse fato,...
tracking img