Geografia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto de Campos (2009) discute a questão da relação, no campo da Educação, entre pesquisa, a prática e a ação política e profissional, diante da pergunta para queserve a pesquisa em educação. Qual a sua posição a respeito, principalmente no contexto dessa disciplina de pesquisa em educação? Vamos ao debate.

O texto retrata aanálise das diferentes formas de refletir a relação investigação acadêmica e a ação prática profissional no campo da educação. Dessa forma, alguns autores pontuampara uma relação fragmentada, descontinua, onde as pesquisas não se aproximam dos reais problemas educacionais.
Descreve, a relação da pesquisa com a escola/educadoresquando essa retrata como fator de investigação faltas individuais, no funcionamento da escola, nas práticas pedagógicas. Nesse sentido, há uma tendência dosprofissionais “negarem” as conclusões da pesquisa. De acordo com o texto, os questionamentos são bem absorvidos pela escola quando os fatores são externos à mesma.
Notamosainda, a influência da ideologia política no campo da educação quando compreendida a partir da estrutura mercadológica, onde as indagações seguem um imediatismoestrutural, nem sempre alcançadas pelas pesquisas acadêmicas.
Considerando os diferentes olhares compreendo que a relação pesquisa e educação deve ser um campo dediscussão e reflexão crítica, onde o diálogo seja constante e aberto, a fim de enriquecer ambos os campos. A exemplo temos os cursos de extensão.
No entanto, a aproximação docampo científico à prática profissional não alcançara o resultado esperado se as demais políticas públicas como um todo não favorecem a a prática do conhecimento.
tracking img