Geografia humana, aplicada e cartografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA HUMANA
www.sogeografia.com.br:
A Geografia Humana tem como principal objetivo a realização de um estudo das relações do homem com o meio físico, levando em conta que ele é um agente transformador da superfície do planeta Terra. Essas transformações que acontecem em razão das necessidades sociais atingem a economia, fluxo de migração, meio-ambiente, indústria, tecnologia, turismo,agropecuária, conflitos no campo, atividades sociais, políticas e culturais, enfim todas as relações humanas desenvolvidas no território nacional.
"Em breve materiais sobre este tema".

pt.wikipedia.org: é uma ciência humana que se consagraao estudo e à descrição da interação entre a sociedade e o espaço. Ela ajuda o homem a entender o espaço geográfico em que vive. Pode-se compreender o objeto da geografia humana como sendo a leitura crítica das percepções e transformações humanas sobre o espaço, no transcorrer do tempo, assim como a incidência do espaço sobre a sociedade, isto é, a relação do homem com o espaço, o homemespacializado.
www.suapesquisa.com: Introdução - A Geografia Humana é a área de geografia que estuda a relação entre os seres humanos e o ambiente em que vivem. Estuda também o uso que o homem faz do meio físico.A Geografia Humana parte da ideia de que o homem vive em sociedade e é um agente transformador da superfície do planeta Terra. Estas transformações, que ocorrem em função de necessidades sociais, atingem a agricultura,transportes, indústria, urbanização e atividade políticas, culturais e sociais. Cabe a Geografia Humana pesquisar e analisar cientificamente todos estes aspectos.

Os campos em que a Geografia Humana mais atua são: Demografia, Urbanização, Industrialização, Meio ambiente, Política, Geografia rural Relações comerciais e Economia.
GEOGRAFIA HUMANA

www.infopedia.pt:
A geografia humana tem como objetodiversas questões acerca da realidade: o estudo da superfície terrestre, o comportamento do homem à superfície da Terra, a organização espacial e a localização dos homens e das atividades.
A geografia humana distingue-se das outras ciências porque é a única ciência que tem como preocupação principal o espaço e a localização. Os seres humanos vivem a sua vida no espaço, distribuem as suasatividades e deslocam-se nesse mesmo espaço.
Os diferentes ramos da geografia humana contêm analogias importantes com outras ciências sociais, em especial com a demografia, com a sociologia, com a economia, com as ciências políticas e mais recentemente, com a psicologia. Estas semelhanças têm um papel primordial na atualidade, pois se descobrem muitas vezes importantes progressos nestes domínios, aorelacionar entre si algumas ciências sociais. Exemplificando com a economia, a teoria da localização ajudou os geógrafos a desenvolver interpretações mais claras e objetivas das colonizações em núcleos e das atividades industrial e agrícola.
Verifica-se também, cada vez mais, um maior interesse pela maneira como o homem conhece o seu meio ambiente, e por como esse meio ambiente pode ser diferentedo meio ambiente que é apresentado nos mapas. Exemplificando, a ideia que o homem tem sobre as distâncias está bastante dependente dos seus próprios conhecimentos, dos seus hábitos de movimento e da sua percepção. Sendo assim, os diversos estudos de percepção aproximam e relacionam o geógrafo com o psicólogo.
O geógrafo ao fazer o reconhecimento dos fenômenos repetitivos, desenvolve técnicas...
tracking img