Geografia fuso horario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O que acontece com a saúde quando mudamos o relógio biológico? Bem, os organismos de todos os seres vivos do planeta obedecem ao ciclo circadiano, ou seja, as mudanças do dia e da noite.
Estudos recentes afirmam que mudanças frequentes de fuso horário podem afetar a saúde. Para a pesquisa os especialistas utilizaram ratos de laboratório, que foram expostos a modificaçõessemelhantes às vividas por seres humanos. Os pesquisadores perceberam que roedores submetidos à experiência morreram mais cedo.


















Desenvolvimento

Quando acordamos pela manha, uma serie de hormônios são produzidos (cortisol e adrenalina) e a noite outros hormônios são secretados, nos induzindo ao sono (melatonina e serotonina).Isto explica porque o galo canta pela manha e os animais procuram refugio a noite, pois neles também ocorre uma variação hormonal que rege o comportamento de cada espécie. As alterações do ciclo circadiano (dia-noite) são chamadas de jetlag. Uma mistura de cansaço e outros sintomas provocados por uma viagem que cruza diferentes fusos horários. Também é chamada de síndrome da mudança de fusoshorários.
Em síntese, nosso corpo mental e físico obedece as variações climáticas, seja da noite para o dia ou do inverno para o verão. Quando mudamos abruptadamente nossos hábitos diários, como ocorre quando viajamos para o Japão, o organismo leva um verdadeiro choque do sistema nervoso autônomo, sistema que controla os hormônios e outras ações do organismo, e por isso demora algum tempo para adaptar asmudanças de horário.
Visando estudar os efeitos da mudança do fuso horário, pesquisadores da Universidade de Virginia descobriram que ratos expostos a mudanças semelhantes as vividas por seres humanos com horários irregulares morrem mais cedo. Eles analisaram como ratos jovens e idosos reagiram a mudanças no equilíbrio natural entre dia e noite. Para isso, os ratos foram divididos em grupos. Umdesses grupos teve os relógios avançados em seis horas, uma vez por semana, uma diferença equivalente ao fuso horário entre a Grã-Bretanha e Bangladesh. Com isso, os ratos passaram menos tempo no escuro. O outro grupo teve os relógios atrasados em seis horas passando mais tempo no escuro. O terceiro grupo não sofreu mudanças nos horários. Os animais mais jovens aparentemente não foram afetadospelas mudanças. Mas, entre os ratos idosos, apenas 47% dos que tiveram noites mais curtas sobreviveram. O número subiu para 68% entre os que tiveram noites mais longas e 83% para os ratos que não sofreram mudanças.

Os cientistas acreditam que as reações fisiológicas do corpo ao ritmo circadiano (o ciclo natural do sono) sejam bastante complexas, mas seus efeitos ainda não foram totalmentecompreendidos.

Nos ratos idosos, por exemplo, o stress crônico não aumentou. Esse tipo de stress, que pode ser medido pelos níveis do hormônio corticosterona, é frequentemente citado como a causa de problemas de saúde entre pessoas com turnos irregulares.
Já o nosso organismo como está programado para trabalhar durante as 24 horas do dia. Muitos processos corporais são controlados por áreas do nossocérebro que sofrem a influência dos efeitos do dia e da noite. Este ciclo de atividade a cada 24 horas se chama ciclo circadiano. A mudança de fuso horário confunde o ciclo circadiano, o que pode provocar alguns problemas físicos, somados ao próprio cansaço que produz uma viagem longa.

Nosso ciclo circadiano se confunde mais quando viajamos para o leste, que representa o sentido oposto ao dorelógio biológico, prolonga a experiência do relógio corporal e distorce o ciclo dia-noite. Viagens com 1 a 2 horas de diferença de fuso não causam jetlag geralmente. Atletas mais jovens, por exemplo, assim como as mulheres são mais susceptíveis ao jetlag.


Os principais sintomas do jetlag são:
 Fadiga, cansaço geral, apatia. Indisposição para a prática desportiva
 Problemas digestivos:...
tracking img