Geografia dit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão Internacional do Trabalho (DIT)

Para compreender melhor o conceito da DIT devemos voltar ao passado colonial, período que preparou toda uma estrutura na configuração das funções, desde àsquestões sociais passando pelas econômicas e industriais (mesmo que de forma rudimentar).

Na época da colonização, toda a exploração realizada no período colonial serviu para o enriquecimento dospaíses europeus, enquanto as colônias perderam suas riquezas naturais. O período colonial estabeleceu uma relação desigual das trocas comerciais entre as metrópoles e suas colônias.

As metrópolesforneciam produtos manufaturados às suas colônias e demais regiões do mundo não sendo necessariamente sua colônia. Os produtos geralmente eram tecidos, ferramentas ou louças, enquanto as colôniasforneciam matérias-primas como o ouro, prata, açúcar, especiarias e muita madeira.

Essa divisão da produção ou das trocas comerciais em escala planetária é conhecida como Divisão Internacional doTrabalho (DIT). Com a DIT, as metrópoles enriqueceram consideravelmente e as colônias tiveram que organizar suas produções de acordo com os interesses internacionais da época. Esse fator não possibilitou queas colônias desenvolvessem suas economias internas de forma a ter características de um sistema rico e articulado.

Essa situação acima explica, de maneira geral e com raríssimas exceções, porque agrande maioria dos países subdesenvolvidos de hoje foram, no passado, colônias de exploração das metrópoles europeias.

Embora a DIT tenha se modificado ao longo dos séculos, os paísessubdesenvolvidos ainda continuam dependentes dos recursos financeiros e tecnológicos.

Podemos dizer que a DIT representa a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio mundial, ou seja, oque cada país produz e comercializa pelo mundo.

A questão do desenvolvimento e subdesenvolvimento são produtos da história de dominação e exploração de alguns países sobre outros povos.

Até...
tracking img