Geografia de fonte boa - am

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA DE FONTE BOA
O município de Fonte Boa possui uma área de 11.748Km/2 (onze mil setecentos e oito quilômetros quadrados), e faz fronteira com os seguintes municípios: Uarini, Jutaí, Juruá, Tonantins, Japurá e Maraã.
A população atual do município de Fonte Boa, segundo o Censo populacional realizado no ano de 2000, é de 31.509 habitantes, com uma densidade demográfica de 2,60 habitantespor Km/2.
Situado na região norte do Brasil, no estado do amazonas, o município integra a 2ª sub-região do triangulo Jutaí/Solimões/Juruá, denominada de alto - Solimões, e a 3ª microrregião. Ocupando 0,75% das terras do estado do amazonas.
Fonte Boa fica distante cerca de 665 km em linha da capital do Amazonas( Manaus), e 1011Km por via fluvial tem a altitude de 50 metros acima do nível do mar.Situa-se 2°31 ( dois grau e trinta e um minutos) de uma latitude sul e 66° e 2 ( sessenta e seis graus minutos) de longitude oeste do meridiano de Greenwich. A temperatura do Município de Fonte Boa pode variar entre 20,6° C (mínima) e 39,8°C (máxima), com a media anual de 30,2°C.
Fonte boa possui um clima típico da região amazônica, portanto um clima equatorial quente e úmido. Existem apenas duasestações que se apresentam de forma não definida: o verão ( considera estação seca) e o inverno ( consideradas estações chuvosas).A estação seca vai de julho a outubro, período da vazante dos rios e aparecimento das praias. A estação chuvosa vai de fevereiro a julho, é o período da enchente. O período de novembro a janeiro é indefinido, com chuvas espaças e temperaturas, às vezes, muito quente.Os principais rios que banham o Município de Fonte Boa são: Solimões, Jutaí, Juruá, Panuauã (conhecido como Panoã), Maiana, Minerua, Auati-Paraná, etc...os principais lagos do nosso município são: Guedes, Sapateiro, Pema, Comprido, Mulato, Cordeiro, Buiussu, Sacambu, Campina, Anarucu, etc.. Principais igarapés: Leornado Chinelo, Preto, etc.. Principais ilhas: Tupé, jenipapo, etc..
Fonte Boapossui um fenômeno conhecido como “terras caídas” ou quebradas de terras que, geralmente são causadas em razão das fortes correntezas que, por sua vez, causam a erosão do solo, ocasionando aparecimento das grandes barrancas que caracterizam a paisagem da nossa cidade.
A vegetação do município de fonte boa se caracteriza pela exuberância da cobertura vegetal da floresta densa (mata fechada), compredomínio de grandes arvores, entres as quais se destacam as castanheiras, seringueiras, andiroba e outras palmeiras (açaí, patauá, popunha ,etc... a mata de várzea é muita rica em madeiras nobre com louro, macaúba, cedro, Angelim, dentre outras.)
Os principais meios de transporte de fonte boa são o fluvial (por meio de embarcações, principalmente no porto da baré) e o (aeroporto municipal FranciscoMartins de Paula).
As principais festas realizadas em nosso município são: carnaval (fevereiro) aniversaria da cidade (31 de março), festa junina (junho), festival folclórico (1° final de semana de julho), festejo de Nossa senhora de Guadalupe (04 a 123 de dezembro), e recentemente o festival do pirarucu (final de novembro).
A economia da cidade de fonte boa divide-se em: setor primário, setorsecundário, setor terciário.
O setor primário baseasse na agricultura de subsistência (plantio de roças e outras culturas). Nos últimos anos vem ocorrendo um plano de manejo de pesca realizado com sucesso em mais de cem lagos manejado deste município.
Fonte boa possui aproximadamente 800 lagos dos quais mais de 500 são catalogados. É conhecido neste manejo de pesca aparece o pirarucu comoalternativa econômica, uma vez que Fonte boa, tornou-se o maior produtor desse peixe no Brasil ( no ano de 2005, foram retirados mais de 30.000 pirarucus dos nossos lagos).
O setor secundário é formado pelo comercio, este tem-se desenvolvido de forma razoável nos últimos anos. A construção de hotéis e a diversificação dos serviços oferecidos por bares e restaurantes vêm sendo uma marca nesse setor.
Em...
tracking img