Geografia das industrias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A disciplina de Geografia da Indústria está muito associada a diversas outras disciplinas, como Geografia Econômica, Geografia Política e Geografia da População, devido o fenômeno industrial ter reestruturado não somente a economia mundial, mas também toda uma configuração espacial. A maneira que essa disciplina se organiza tem como objetivo tornar o conteúdo melhor assimilado ecompreendido no que tange às especificidades do fenômeno industrial e das repercussões sociais e espaciais nas mais diversas escalas; todavia, sem perder a noção do todo.
A indústria pode ser conceituada como o conjunto de atividades produtivas que se caracteriza pela transformação de matérias primas de modo manual ou com auxílio de máquinas e ferramentas para a fabricação de mercadorias. Aindústria moderna surgiu com a Revolução Industrial (séculos XVIII-XIX) como resultado de um longo processo que iniciou com o artesanato medieval; passando pela produção manufatureira (primeiro momento da organização fabril) e posteriormente, pela inserção de novas tecnologias.
A indústria contemporânea caracteriza-se pela produção em massa nas fábricas, pela intensa mecanização e automação do processoprodutivo e a denominada racionalização do trabalho (produtividade ao máximo). A atividade industrial pode se materializar em diferentes espaços, desde uma empresa de pequeno porte, até uma fábrica de qualquer tamanho inserida num parque industrial, que trabalhe com atividade de transformação, que usem maquinários, que tenham como objetivo criar um terceiro produto, pode ser considerada indústria.Interessante salientar que a indústria não está somente na cidade, ultimamente a indústria também está no campo, através das denominadas agroindústrias.
A humanidade, historicamente, necessita transformar os elementos da natureza para poder utilizá-los e a indústria é o setor da economia que congrega esse processo de transformação dos recursos em matéria-prima e em vários tipos de bens. Aatividade industrial continua sendo o motor da economia apesar de todo o desenvolvimento dos outros setores.
A indústria deve ser entendida como atividade integrante da cultura do homem e que esta última é tão antiga quanto o surgimento do homo sapiens. O modo de vida atual é, direta ou indiretamente, fruto das transformações trazidas pela tecnologia industrial.

1 - A INDUSTRIALIZAÇÃO E SUASREPERCUSSÕES
O processo de industrialização foi responsável por grandes transformações no espaço da cidade. Se essas transformações caracterizavam-se por suas atividades comerciais, a atividade industrial inseria-se com grande velocidade e intensidade que gerava mudanças significativas na organização e estruturação das cidades, sendo o fator que mais acelerou o processo de urbanização. Pode-se afirmar queum fator está intrinsecamente associado ao outro. A mecanização da agricultura e a elevação da produtividade agrícola provocaram o êxodo rural e novos hábitos de consumo, produziram também uma nova relação sociedade/natureza e criou novas profissões no mercado de trabalho.
A produção industrial cria novos produtos e acaba atingindo também, os hábitos, os padrões culturais e de consumo, criandosucessivamente, novas necessidades de consumo. Isso viria mudar radicalmente a organização social, onde consumir não é apenas uma atividade necessária de sobrevivência, mas sim também de status social, muito se discute acerca de estarmos vivendo na denominada sociedade do consumo.
A produção industrial está altamente associada à multiplicação de diversos ramos de serviços que caracterizam adenominada cidade moderna e diretamente associada ao desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte e comunicação, que, nas mais diversas escalas interligam as regiões, por isso as repercussões do fenômeno industrial são tão amplas que não atingem somente o lugar onde se localizam, pois estão presentes em todos os processos produtivos e nos produtos consumidos pela população nas mais diversas...
tracking img