Geografia critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A geografia crítica buscou se envolver com temas novos procurou compenetrar-se em conjunto com a sociedade civil na discussão de seus principais anseios e problemas com vistas ao debate e no intuitode propor soluções às questões não solvidas referentes ao espaço geográfico, dirigiu-se, sobretudo, de forma contrária ao que fez as geografias clássica, moderna e quantitativa, desligando-se dasamarras do poder do Estado e filiando-se a uma linha ideológica voltada ao saber crítico – aquele que analisa com minúcia, percebe e alcança as intenções, expõe os contrastes, procura colaborar nasmanifestações e reivindicações dos indivíduos reprimidos e oprimidos, seja pela sua cor, raça, gênero, opção sexual, etnia etc., e principalmente dos que esperam a oportunidade de criar um mundo melhor comdireitos igualitários para todos.
A herança da geografia tradicional produz graves interferências na formação de uma geografia voltada para a construção da cidadania, pois não consegue formaralunos conscientes de seu papel na sociedade. O que se segue a essa prática é uma representação pedagógica fortemente conteudista e burocrática em detrimento de uma consciência crítica, a qual poderiacontribuir para que os alunos se reconhecessem como sujeitos ativos no mundo em que vivem, capazes de construir a sua história e os seus espaços de vivência, trazendo consigo os mecanismos e osinstrumentos para essa mudança.

O objetivo da disciplina escolar geografia não é tornar a apresentar a mesma exposição metódica dos geógrafos especialistas, pelo contrário, seu principal objetivo éconduzir o aluno a perceber o mundo em que habita, a perceber o espaço geográfico desde a menor até a maior escala de dimensão territorial.

“A ciência manipula as coisas e renuncia a habitá-las”. Estafrase resume a principal crítica da dialética ao saber científico, herdeiro da tradição iniciada por Descates de separar consciência e mundo, o cogito (espírito que realiza a intelecção) e a res, o...
tracking img