Geografia-caximira

828 palavras 4 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA:

Conflito Territorial da Caxemira

1. Apresentação

Caxemira, “terra sem água” ou terra desidratada (Ká: água e Shimeera: secar), historicamente, descrevia o vale do sul da parte ocidental do Himalaia.

Localização da Caxemira

Contudo, o termo “Caxemira”, inclui as regiões de Jammu, Caxemira e Ladakh. A Caxemira consiste em uma região montanhosa localizada entre o norte da Índia, nordeste do Paquistão e sudoeste da China, tendo uma extensão territorial de 220 mil km2, sendo disputada entre Índia, Paquistão e China.

Localização de Jammu, Caxemira e Ladakh

Esse território é disputado por esses países desde 1947, sendo que nesse ano foi criado o Paquistão e a Índia. Os motivos da disputa são: religião, estratégicos (por ser uma região montanhosa) e econômicos.

Além da localização estratégica, a posse da Caxemira oferece o controle das águas do curso do rio Indo. Caxemira é disputada pela Índia e Paquistão desde o final da colonização britânica.

2. Desenvolvimento

O conflito na Caxemira, está servindo como justificativa para a militarização da fronteira e para a corrida armamentista, descreve uma disputa territorial entre a Índia e o Paquistão, e a Índia e a China; pelo território da Caxemira, uma região localizada ao extremo noroeste do subcontinente indiano. Praticamente, a Índia tem a posse de 43% da região; o Paquistão, 37%; e a China 20%. A índia e o Paquistão enfrentaram-se em três guerras ao longo da Caxemira, nos anos de 1947, 1965 e 1999. Desde 1990, Jammu e Caxemira tem sido atingido por confrontos que causaram milhares de mortos.

Na década de 1990, os conflitos se agravaram, pois foi quando cresceu o movimento armado pela independência do território da Caxemira. Esses conflitos, até hoje, deixaram 24 mil mortos (divulgado pela Índia) ou 60 mil de acordo com os mulçumanos. Em maio de 1999, rebeldes paquistaneses conquistaram posições estratégicas na

Relacionados

  • Relatorio de campo Foz do Iguaçu
    5303 palavras | 22 páginas
  • Manual de Anteopologia
    95682 palavras | 383 páginas