Geografia biblica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HIDROGRAFIA DA PALESTINA ( ISRAEL BÍBLICO)
Marcadores: A HIDROGRAFIA
A hidrografia é o ramo da geografia física que estuda as águas do planeta, abrangendo portanto rios, mares, oceanos, lagos, geleiras, água do subsolo e da atmosfera.

Na Palestina ( Israel Bíblico) elas se encontram entre:
Mares ,Lagos e Rios.

MARES

"Mar é uma larga extensão de água salgada conectada com umoceano.
O termo também é usado para grandes lagos salinos que não tem saída natural.

Na Palestina encontramos três mares, são eles:

Mar Mediterrâneo
Mar da Galiléia ( água doce)
Mar Morto.

1) Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo é reconhecido como o maior mar interior do mundo com 2,5 milhões de km². Ele banha 25 países entre os continente europeu, asiático e africano.
Na BíbliaSagrada este mar recebe outros nomes, entre eles:
O Grande Mar (Js 1.4; 9.1; 23.4)
Mar Ocidental (Nm 34.6,7; Dt 11.24; 34.2)
Mar dos filisteus (Êx 23.31)
Mare Nostrum (chamado pelos Romanos quer dizer Mar Nosso)
Grandes arrecifes e bancos de areia serviam como uma grande defesa natural para os habitantes das várias épocas da palestina permitindo segurança contra os invasores.
Na Bíblia sagradaregistra-se os seguintes eventos relacionados a este mar:
Servia como rota dos cedros provenientes do Líbano para a construção do Templo de Salomão;
O profeta Jonas foi lançado da boca do "grande peixe" neste mar;
Serviu de "estradas" para as viagens do apóstolo Paulo, inclusive a viagem à Roma o barco veio a naufragar;
Da Ilha de Chipre, localizada neste mar, nasceu Barnabé

2) Mar MortoO Mar Morto possui este nome devido as suas águas que por serem as mais densas da terra, com cerca de 33% de salinidade, não permite que haja vida marítima nelas, devido a este fator os níveis de evaporação são muito elevadas (6 a 8 toneladas a cada 24 horas), se não fosse isto haveria constantes inundações nas regiões costeiras. Só pra se ter uma idéia a proporção de sal em suas águas é setevezes maior do que em qualquer outro mar do mundo.
Com 75 km de comprimento na direção norte-sul por 17 km de largura, o Mar Morto está localizado a cerca de 426 m abaixo do nível do mar e sua profundidade é de aproximadamente 400 m.
Além de receber o nome de Mar Morto (que não existe referência deste nome na Bíblia) possui vários outros nomes, alguns deles registrados na Bíblia Sagrada, entreeles estão os citados abaixo:
Mar salgado (Js 14.5)
Mar Oriental (Jl 2.20; Gn 14.3)
Mar de Ló (Talmude)
Asfaltite ou Lago de Asfalto (chamado por Flavio Josefo)
Mar do Arabá (Devido a região - Js 11.2)
Mar da Planície (Dt 3.17; Jl 2.20; II Rs 14.25)
Mar das Campinas (Js. 3.16)

3) Mar da Galiléia

O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíadese Sinicoou lago de Genezaré (do hebraicoKinneret = harpa) é um extenso "lago" de água doce, o maior de Israel, com comprimento máximo de cerca de dezanove quilómetros e largura máxima de cerca de treze. Na moderna língua hebraica é conhecido por Yam Kinneret. Desagua nele o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que depois segue para o Mar Morto.
O Mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do Mediterrâneo.Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré.
A nascente (L) do Mar da Galileia, ficam os montes Golã.
Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio etransporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galiléia era uma região mais pobre do que a Judéia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.
O evangelho segundo Marcos (1:14-20) e o evangelho segundo Mateus (4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão...
tracking img