Geografia ativa

Páginas: 4 (787 palavras) Publicado: 9 de maio de 2012
Autor: Pierre George – Raymond Guglielmo
Yves Lacoste – Bernard kayser
Texto: A GEOGRAFIA ATIVA


Resenha crítica:

O texto é escrito por dois autores que sofreminfluência da geografia Lablastiana. Pierre, porém, na década de setenta se aproxima à geografia marxista e Lacoste rompe com a geografia ativa.

A ideia central do texto se baseia na identificação deproblemas e questionamentos no ensino da geografia. Sendo a questão central do texto o drama, a construção de um sentimento sensacionalista, de amor à pátria, nascendo assim, a famosa geografiadramática. O texto é divido em três capítulos, onde a seguir irei expor as ideias dos autores e as minhas opiniões e questionamentos.

No primeiro capítulo fala-se sobre os antecedentes, no caso de como ageografia esteve ligada ao processo de descoberta da Terra, das grandes navegações e descobertas. Em seu processo descritivo há duas diferentes linhas de pesquisas. A primeira se enquadra na busca derelações de causalidades, formulando leis geográficas, com a constatação de duas séries de fatos e suas relações. No primeiro é a junção entre o meio e os processos de causalidade, obtendo pontos departida diferentes, com possíveis interelações. A segunda é a de relações complexas entre o meio físico e o homem e suas ações que interagem com esse meio.

A segunda corrente é de utilitária,para que a valorização do conhecimento sobre o mundo influencie em diversas ações, fazendo com que esse conhecimento seja estratégico, tendo um real valor. A respeito de tais conhecimentos, mencionareisobre a importância da cartografia na mão dos militares, com propósitos de conquistas e estratégias.

A finalidade da geografia aplicada com seus saberes estratégicos e seus pseudo argumentossão destinados a serem benéficos para o objeto em questão ou para se iniciar uma guerra. A geografia utilitária e a explicativa estão automaticamente ligadas, pois é necessária a explicação de uma,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geografia ativa
  • a geografia ativa
  • GEOGRAFIA ATIVA/RESUMO
  • Pierre George- Geografia Ativa
  • Resenha texto A geografia Ativa; Pierre George.
  • Segurança ativa
  • divida ativa
  • metodologias ativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!