Geografia aplicada do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MOVIMENTO RE ROTAÇAO
O movimento de rotação da Terra é o movimento giratório que o planeta Terra realiza em volta de um eixo imaginário, no sentido contrário aos ponteiros do relógio (ou anti-horário ou ainda sentido direto) para um referencial observando o planeta do espaço, sobre o pólo Norte. O período de rotação, ou seja, o tempo que a Terra demora a executar uma volta completa sobre simesma, corresponde à duração de um dia e é de 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos. (23h56m04,09). É usual aproximar este valor às vinte e quatro horas.
Este movimento da Terra em volta do seu eixo imaginário tem as suas consequências: A sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre de dia, na parte virada para o Sol, e sempre de noite, na parte escura). O movimentoaparente do Sol, durante o dia (Nós falamos em nascer e pôr do Sol, observando o seu movimento ao longo do dia - movimento este que não existe, pois o Sol está fixo no centro do Sistema Solar e a Terra é que roda). O movimento aparente das estrelas, durante a noite (pela mesma razão acima). A variação da obliquidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia (ao longo do dia, os raiossolares apresentam diferentes inclinações, em relação à superfície da Terra).
O MOVIMENTO DE TRANSLAÇAO
Para além de rodar sobre si própria, o planeta Terra descreve um movimento de translação em torno do Sol, no sentido direto (ou contrário aos ponteiros do relógio). O período de translação, ou seja, o tempo que a Terra demora a dar uma volta completa ao Sol, é de um ano, ou seja 365 dias e seishoras (365,24 dias). Assim, um ano não bissexto tem um défice de 6 horas e 4 minutos em relação ao movimento real de translação. Este défice, ao fim de 4 anos de "acumulação", origina 24 horas (6h*4anos=24h) e é "compensado" com um ano bissexto (onde se acrescenta mais um dia). Isto para, "acertar" o nosso calendário com o movimento de translação da Terra.
O movimento de translação do planetaTerra e a inclinação do seu eixo imaginário também têm consequências: As estações do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A desigualdade dos dias e das noites (O fato de, em algumas alturas do ano, os dias serem maiores e as noites menores, e vice-versa).
PERÍODO DAS ESTAÇÕES DO ANO:
OUTONO: De 21 de março a 21 de junho
INVERNO: De 21 de junho a 23 de setembro
PRIMAVERA: De 23 de setembro a21 de dezembro
VERÃO: De 21 de dezembro a 21 de março
RELAÇAO DE CLIMA E TURISMO
O clima é um dos principais fatores que leva um turistas a escolher um destino. Alguns preferem o frio, outros o calor. Antes de viajar o turista deve pesquisar acerca do clima da localidade a ser visitada, para evitar contratempos e imprevistos. A relação do clima com o turismo é de interdependência, assim, faz-senecessário conhecer os principais climas do Brasil e do mundo. A OMT (2005) estima que 60% dos mais de 180 milhões de deslocamentos turísticos que anualmente têm no mundo são em decorrência de uma motivação climática. O clima (em especial a insolação, a temperaturas, o vento e a neve), aparece em numerosas ocasiões como o recurso principal, em torno do qual se geram as atividades turísticas.
Osistema turístico, que se vê submetido a acontecimentos pontuais extremos dos fenômenos atmosféricos, como, ciclones, fortes temporais de chuva ou até neve (não pode ser descartada), inundações, ondas de calor, ondas de frio, etc, que podem pôr em perigo as vidas dos turistas bem como às infraestruturas e equipamentos turísticos, gerando importantes perdas econômicas, necessita de cautela e com arelação clima-turismo.
AS ESTAÇOES DO ANO PELO MUNDO
Hemisfério Norte
O Hemisfério Norte é composto pelos continentes: América do Norte, América Central, a metade da África, parte da América do Sul, pela Europa e Ásia. Além da porção norte dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico e em totalidade o oceano glacial ártico.
Primavera - março, abril e maio
Verão - junho, julho e agosto...
tracking img