geografia aplicada ao turismo da Bahia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário:

1. Introdução
1.1 - texto: geografia e turismo.

2. Terminologias geográficas
2.1 - conceitos de paisagem, espaço, território e lugar
3. Turismo e meio ambiente: impactos ambientais e sustentabilidade
4. Geografia da Bahia
4.1 – Posicionamento geográfico, limites e regionalização.
4.2 - A Região Metropolitana de Salvador.
4.3 - Aspectos físicos da Bahia (clima, vegetação,relevo e hidrografia)
4.4 - Baía de todos os Santos – aspectos gerais.
4.5 - Geografia de Salvador – aspectos físicos

5. Aspectos econômicos da Bahia.
6. A demografia da Bahia
7. Bibliografia



















1.0 Introdução
O Turismo é, em essência, uma prática social. Uma prática social, agregada ao mercado, que tem no espaço seu principal objeto de consumo e, emdecorrência dessa característica intrínseca, requer a adaptação dos territórios a suas demandas materiais e imateriais.
A Geografia é fundamental para o estudo do turismo, pois este é geográfico em sua natureza. Turismo ocorre em lugares, e envolve movimento e atividades entre os lugares e, é uma atividade na qual tanto as características locais quando as identificações pessoais são formadas,através de relações que são criadas entre lugares, paisagens e pessoas. A geografia física provê um plano de fundo essencial, sobre o qual lugares turísticos são criados e impactos ambientais e suas preocupações são as questões principais, que precisam ser consideradas na gestão do desenvolvimento dos lugares turísticos.
As abordagens do estudo diferem de acordo com as várias preocupações. Muito daliteratura da gestão turística continua seguindo a metodologia quantitativa e considera o turismo como consistindo em lugares de origem turística (ou áreas geradoras de turismo), destinos turísticos (ou locais de suprimento turístico) e a relação (conexões) entre locais de origem e destino, o que inclui rotas de transporte, relações de negócios e motivações de viagens.
Recentes desenvolvimentos nageografia humana resultaram em abordagens como as da geografia cultural, que utilizam abordagens mais teoricamente diversificadas em relação ao turismo, incluindo a sociologia do turismo, que se estende além do turismo como uma atividade isolada e excepcional e considera como a viagem se encaixa no dia-a-dia das pessoas e como o turismo não é apenas um consumo de locais, mas também produz um“senso de lugar” no destino turístico.
A geografia aplicada ao turismo compreende na análise dos diversos tipos de espaços, sejam eles, natural ou geográfico. A geografia, enquanto ciência, aplicada ao campo de atuação do turismo entende e interpreta a transformação do espaço com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento das atividades turísticas no Brasil e no mundo, a fim de que esta esteja emequilíbrio com o meio ambiente e a diversidade cultural.





Texto
Geografia e Turismo.
Seguindo a temática do turismo vamos fazer uma reflexão teórica em torno da questão. Se o francês Yves Lacoste disse que: “a geografia serve em primeiro lugar para fazer a guerra”, diremos que ela serve em segundo lugar para fazer o turismo e a justificativa vem com o texto que segue...
O turismo queconhecemos hoje teve seu início no século XVIII com as viagens reais dos jovens da aristocracia, diplomatas e comerciantes na Inglaterra, que outrora estimularam com o chamado Grand Tour o aparecimento dos primeiros serviços necessários à prática do turismo que hoje se configura, tal como os serviços de hospedagem, guias de viagens e pacotes.
O tempo de não-trabalho ou da ociosidade da jovemaristocracia britânica era preenchido com as viagens, que não menos, serviam de lazer e complementação à maturidade profissional dos futuros mandatários do poder. “Poucas pessoas realizavam viagens que não estivessem diretamente relacionadas ao trabalho ou lazer” (URRY, 1996, p.21), o que se deve ao fato de as primeiras viagens estarem principalmente atreladas a uma elite que dispunha de meios para...
tracking img