GEOGRAFANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: APORTES PARA UMA DISCUSSÃO

2881 palavras 12 páginas
GEOGRAFANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: APORTES PARA UMA DISCUSSÃO

DIOMARIO DA SILVA JUNIOR
ND – Ipanema/RJ

O presente artigo é uma reflexão dos nossos anseios e também de nossa experiência na prática pedagógica, pois acreditamos ser a nossa disciplina, “a tão importante Geografia”, uma disciplina capaz de dar condição de participação e de busca por entendimento maior da situação local e do global. Esta premissa vai de encontro com a tentativa transformadora de algumas colocações em que a Geografia provoca nos alunos um tédio, uma imobilidade ou uma prática de alienação e por isso precisamos agregar práticas e conteúdos de outras ciências, tal qual nos indica os Parâmetros Curriculares Nacionais:
De acordo com PCN's a Geografia é em si um saber interdisciplinar abandonou a posição de se constituir como uma ciência de síntese, ou seja, capaz de explicar o mundo sozinho, por isso a necessidade de buscar relacionar-se com outras ciências, transcendendo seus limites conceituais sem, no entanto perder sua identidade e especificidade. (PCN's, 1999 p.39/40)

Sendo assim, acreditamos que o conhecimento do espaço vivido pode vir a ser extrapolado para uma escala maior, contemplando assim o quadro atual da globalização ou mundialização como nos apontam os grandes teóricos, e propor condição de transformações do espaço local, mas também no mundo em que vivemos. Tais afirmativas estão contempladas nas ideias de Milton Santos:
No caso do mundo atual, temos a consciência de viver um novo período, mas o novo que mais facilmente apreende-se diz respeito à utilização de formidáveis recursos da técnica e da ciência pelas novas formas do grande capital, apoiado por formas institucionais igualmente novas. Não se pode dizer que a globalização seja, semelhante às ondas anteriores, nem mesmo uma continuação do que havia antes, exatamente porque as condições de sua realização mudaram radicalmente. É somente agora que a humanidade está podendo contar com essa nova

Relacionados