Geoglifos do acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

FACULDADE DE HISTÓRIA – HISTÓRIA E ARQUEOLOGIA

TÍTULO: 1.275 anos de história: desmistificar, conhecer e valorizar as sociedades complexas produtoras dos geoglifos na Amazônica Ocidental.

NÍVEL: MESTRADO

Aluna: Priscila de Oliveira Silva – 3º período
Professor Fábio Morales

Resumo

Este projeto se propõe a elaborar uma pesquisa acercada complexidade de organização social dos povos nativos na região do Vale do Acre que construíram os geoglifos da Amazônia Ocidental. Partindo de uma perspectiva mais ampla para analisar as formas de organização daquelas sociedades e não se limitando a uma teoria determinista ambiental, esta pesquisa procura, por um lado, estudar a limitada cultura material que esses povos legaram, bem como asestruturas grandiosas dos sítios onde estão os geoglifos, e por outro lado, analisar através de outras pesquisas em andamento quais modelos de sociedade são possíveis para aquele território, questionar os modelos explicativos usados de forma aleatória para explicar diversos povos da Amazônia sem compreensão das particularidades de cada um.

1. Introdução e Justificativa
No final dos anos 70, emexpedição do PRONAPABA – Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas na Bacia Amazônica (encabeçado pelo casal estadunidense Betty Meggers e Cliff Evans) promovido pelo governo militar para encontrar e classificar a cultural material encontrada na Amazônia. Devido à crescente desmatação da floresta, começaram a aparecer grandes desenhos geométricos em baixo relevo ao longo da BR-317, próximo aoRio Branco em uma região denominada Quatro Bocas. Na ocasião da descoberta dessas estruturas, por Ondimar Dias Jr. e Franklin Levy, do Instituto de Arqueologia Brasileira, foram cadastrados 70 sítios1. Porém só a partir de 1999 tais formas chegaram ao conhecimento do público e despertaram maior interesse dos arqueólogos, graças ao professor Alceu Ranzi, que em viagem entre Porto Velho e Rio Branco,naquela data, avistou o que nomeou de geoglifos – marcas na terra – e desde então procurou buscar mais informações sobre aqueles desenhos, fazendo várias viagens aéreas para visualizá-los.
________________________
1 V. bibliografia básica.
2 Os vestígios encontrados, dentre eles fragmentos de cerâmica e lâminas de machado, foram usados para extrair uma datação precisa e através de análise porativação neutrônica - AAN químicas (Latini, 1998; Nícoli, 2000) encontrou-se uma proposta de periodização das fases arqueológicas: Xapuri, Iquiri e Quinari. A retirada polêmica (que resultou um processo do IPHAN contra arqueólogos envolvidos na pesquisa) de uma amostra de carvão possibilitou à Pärnissen datar o sítio da Fazenda Colorada em 1.275 d.C.
________________________
1 V. bibliografiabásica.
2 Os vestígios encontrados, dentre eles fragmentos de cerâmica e lâminas de machado, foram usados para extrair uma datação precisa e através de análise por ativação neutrônica - AAN químicas (Latini, 1998; Nícoli, 2000) encontrou-se uma proposta de periodização das fases arqueológicas: Xapuri, Iquiri e Quinari. A retirada polêmica (que resultou um processo do IPHAN contra arqueólogosenvolvidos na pesquisa) de uma amostra de carvão possibilitou à Pärnissen datar o sítio da Fazenda Colorada em 1.275 d.C.
Essas figuras são formações de conjuntos de valetas e muretas (internas e externas), estas últimas edificadas com o solo argiloso retirado das valetas. Os vãos entre valeta e mureta podem chegar a 10 metros de largura e a profundidade varia entre 1 a 7 metros de profundidade. Dentreas principais formas geométricas estão os desenhos circulares (em maior número ao sul da região dos sítios que totaliza mais de 250 km de extensão) e quadrados (ao norte), porém há também incidência de formas ovais, hexagonais e em forma de “U”. Por causa da densa floresta, os arqueólogos acreditam que os 110 pontos de ocorrência de geoglifos encontrados no Acre e adjacências podem ser apenas...
tracking img