Geodomínios

376 palavras 2 páginas
Domínio Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas (depressões, planícies aluviais e planaltos), cobertas pela extensa floresta latifoliada equatorial Amazônica. Possui clima equatorial e subequatorial (com período de estiagem). Apresenta hidrografia abundante (maior bacia fluvial da Terra) e diversificada (bacia Amazônica) e solos pouco férteis.
Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, é o segundo maior domínio por extensão territorial. Apresenta relevo de planalto (chapadas e chapadões), clima tropical com uma estação seca bem definida, solos pobres e ácidos e rios que diminuem muito na época das secas e transbordam na época das chuvas, com a vegetação predominante do Cerrado.
Domínio das Caatingas: Situado no nordeste brasileiro, no polígono das secas, predomina relevo de planaltos e depressões entre chapadas, clima semiárido quente, com chuvas escassas e mal distribuídas e vegetação de Caatinga, com árvores esparsas, arbustos e plantas xerófitas. Os solos são ricos em minerais e pobres em matérias orgânicas. É atravessado pela bacia do São Francisco, apresentando rios intermitentes.
Domínio dos Mares de Morros: Acompanha a faixa litorânea do Brasil, do nordeste até o sul do País, onde predomina a quase extinta Mata Atlântica. Apresenta relevo de relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados que resultam da alternância de períodos de secas e de chuvas. O clima é tropical de altitude, os solos são férteis e os rios possuem grande potencial hidrelétrico.
Domínio das Araucárias: Encontrado desde o sul paulista até o norte gaúcho, ocupa o planalto da Bacia do Rio Paraná. Predomina clima subtropical, com vegetação de floresta de Araucária, que está muito devastada, solos férteis (terra roxa) e rios importantes para a navegação e geração de eletricidade.
Domínio das Pradarias: Situado ao extremo sul brasileiro, apresenta relevo de coxilhas (com suaves

Relacionados

  • santana do parnaiba
    2095 palavras | 9 páginas