GEOBRAula01

1043 palavras 5 páginas
Disciplina:
GEOGRAFIA DO BRASIL
Professor: Robson Mendonça robson.pcmg@gmail.com facebook.com/robson.40

AULA 01
TERRA: OS MOVIMENTOS E
ELEMENTOS DE ORIENTAÇÃO

• Rotação:
O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas.

• Translação:
O movimento de translação é aquele que a
Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho ou órbita - que tem a forma de uma elipse.
A velocidade média da Terra ao descrever essa órbita é de 107.000 km por hora, e o tempo necessário para completar uma volta é de 365 dias, 5 horas e cerca de 48 minutos. • Precessão:
É um movimento para trás em relação ao avanço do ponto vernal do equador celeste, tomando-se como referência o ciclo anual do sol. O movimento retrógrado, coloca os eixo norte e sul apontados para diferentes pontos , ocupados ou não por estrelas, no correr do círculo completo que dura cerca de 25.800 anos, ao fim do qual o eixo norte ou sul apontará para a mesma região. • Nutação:
É uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um ciclo de
18,6 anos, sendo causada pela força gravitacional da Lua sobre a Terra.

Estações do ano
As datas que marcam o início das estações do ano determinam também a maneira e a intensidade com que os raios solares atingem a Terra em seu movimento de translação. Essas datas recebem a denominação de equinócio e solstício. Elementos de Orientação

Paralelos e Meridianos
Os Paralelos, e os Meridianos, são linhas imaginárias traçadas pelo homem para facilitar a sua localização em relação ao mundo. Os paralelos mais conhecidos são: A linha do equador, que divide o mundo em Norte e Sul, os trópicos de
Capricórnio e Câncer, e, os círculos polares Ártico e Antártico.
Os dois principais Meridianos são: o meridiano de

Relacionados