Geo terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| | |
| Qual a diferença entre tempo geológico e tempo histórico? |
|
Em Geografia falamos sempre em dois tipos de tempo: o geológico e o histórico. O tempo geológico é aquele que mede as eras do planeta, as grandes transformações naturais que ocorrem em períodos longos e cumulativamente sobre a Terra. O tempo histórico é aquele que conta as ações do homem sobre o espaço. As erashistóricas são marcadas por eventos humanos, ou por uma série de condições que, somadas, resultam em uma mudança na sociedade, em sua estrutura ou forma de organização, enfim, sobre o espaço geográfico, o espaço em que se dão as relações humanas. |
|
|
|

2--A litosfera (do grego "Lithos" = pedra) é a parte do planeta Terra constituída por rochas e solo, correspondendo à crosta terrestre. É umdos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da Hidrosfera e da atmosfera, que na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera.

A litosfera é a camada solida mais externa da terra. Composta de minerais como as rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, a litosfera cobre toda a superfície da terra, desde o topo do Monte Evereste até as profundezas das FossasMarianas. A litosfera, nas regiões continentais, é constituída principalmente de rochas graníticas, ricas em alumínio e silício (a crosta continental). Já nas áreas oceânicas predominam as rochas basálticas (crusta oceânica). A estrutura da litosfera vem-se alterando através dos tempos, seja pela ação da erosão ou pela atuação dos chamados agentes internos: falhas e dobramentos que conduzem àformação de montanhas ou vulcanismos.

3--a atmosfera é um envoltório gasoso que recobre a Terra, compreendendo várias camadas com características próprias (troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera, exosfera) e zonas de transição entre elas (tropopausa, estratopausa, mesopausa). Numa definição mais técnica, pode-se dizer que a atmosfera é uma mistura de gases estáveis e altamente compressíveis. 4--A hidrosfera é uma das divisões da biosfera. Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.

A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.

5Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemasda Terra.

É um conceito da ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja comumente alargado para incluir também os seus habitats.

O homem, como ser vivo, faz parte da biosfera, e adapta o seu lar da maneira que ele precisar, causando modificações positivas e negativasà biosfera, como por exemplo a chuva ácida (negativo) e a agricultura (positivo).

Os seres que vivem na superfície terrestre dependem uns dos outros e mantêm relação com as condições do meio ambiente. Com exceção do homem, que consegue se fixar e viver em quase todos os lugares do planeta, devido ao alto grau de adaptabilidade que lhe é natural, cada ser vivo tem um ambiente em que se adaptamelhor quando à temperatura, à umidade, às condições do solo, etc. Esse ambiente ideal para cada ser vivo constitui o seu habitat e deve ser preservado, para que a biosfera possa subsistir.
6A idéia da deriva continental foi proposta pela primeira vez por Alfred Wegener. Em 1912, ele propôs a teoria, com base nas formas dos continentes de cada lado do Oceano Atlântico, que pareciam se encaixar. E ateoria** que explica a maneira como os CONTINETES se separaram.
7Processo de deslocamento da crosta terrestre que provoca mudanças na posição dos continentes e modifica o relevo da Terra . A primeira Teoria da Deriva Continental é elaborada pelo geofísico e meteorologista alemão Alfred Weneger (1880-1930). No livro A Origem dos Continentes e dos Oceanos (1915), Weneger afirma que as terras...
tracking img